sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Como Realizar uma Dinâmica de Grupo para Treinamento ?


A dinâmica de grupo, além de ser uma ferramenta muito usada e eficiente para compor as atividades de seleção, também é usada em treinamentos, principalmente se forem para capacitação comportamental.

Para usar uma dinâmica de grupo em um treinamento, você precisa optar por um dos diversos tipos de atividades dela que esteja de alguma forma ligada ao conteúdo que está sendo ou será abordado.

O momento de aplicação da dinâmica varia muito de acordo com o conteúdo e com a estratégia de ensino do instrutor, podendo, se dar no começo, meio ou fim da instrução, sempre de modo ilustrativo do que teóricamente é abordado procurando dar um ar prático ao evento.

Num treinamento você pode usar mais de uma dinâmica, porém, recomendo no máximo três em momentos diferentes, pois, duas dinâmicas de grupo realizadas em sequência quebram a reflexão crítica e tendem a misturar as observações de ambas, que se abordadas separadamente tendem a serem mais ricas, focadas e organizadas. Eu particularmente divido minhas dinâmicas de grupos em três formas:

- Dinâmica de Grupo de Apresentação: É muito usada ao começo dos eventos de treinamentos objetivando integrar os participantes e aproximá-los do instrutor, eu normalmente uso a técnica de deixar o pessoal conversando em duplas ou grupos por 10 minutos e a seguir pedia para um apresentasse o outro,  chamando cada apresentador a frente para dividir comigo o foco da instrução. Isto permite que você trabalhe a desinibição dos treinandos, estimule a iniciativa e crie um ambiente harmônico e simpático, quebrando ainda a distância do público para com o instrutor.
Eu em pé ao centro conduzindo mais uma Dinâmica de Grupo em um Treinamento
- Dinâmica de Grupo de Fechamento: Normalmente eu uso esta técnica para encerrar meus treinamentos, ocasião na qual faço um círculo com os participantes para fazermos um breve fechamento do conteúdo e para que eles possam expressar um feedback de como se sentiram, permitindo uma busca contínua de melhorias no processo. Eu ainda costumo tirar uma fotografia final com o grupo. Esta soma permite um fechamento harmônico e integrado do treinamento deixando ele e por conseqüência seus conteúdos abordados mais marcantes para os treinandos.

- Dinâmica de Grupo de Ilustração e de Reflexão: Estas dinâmicas visam ilustrar a realidade prática dos conteúdos abordados e levar os treinandos a uma reflexão própria sobre a mesma fazendo uma ligação com o conteúdo e se posicionando criticamente. Este tipo de dinâmica grupal serve tanto como uma estratégia de facilitar o entendimento do conteúdo, como também para conscientizar o treinando, fazendo-o pensar e com isto memorizar o conteúdo, bem como, ainda permite ao mesmo participar do seu próprio aprendizado. Neste tipo de dinâmica de grupo, você pode ainda deve estimular com que alguns treinandos participem expondo suas percepções e alimentar o diálogo deles.

Existe uma série infinita de atividades para dinâmicas de grupo, assim, como nada impede que você mesmo crie a sua, o que importa é de que a atividade tenha uma relação direta com o conteúdo ministrado no sentido de que possa demonstrá-lo aos treinandos e permitir uma reflexão com diálogo coletivo.

As dinâmicas de grupos também possibilitam o alcance do aprendizado contemplando os diferentes estilos de aprendizagem de cada treinando, existem pesquisas sólidas que afirmam que umas pessoas tem um estilo de aprendizagem onde aprendem mais ouvindo, outras vendo, outras participando, outras lendo, outras pela soma de todos estes ou de alguns destes estilos e a dinâmica grupal permite isto.

Para fechar esta postagem vou citar a seguir um exemplo de uma dinâmica para um treinamento comportamental de liderança.

Após você abordar a teoria introdutória sobre a liderança, sugiro que ao meio treinamento você faça a seguinte dinâmica de grupo: coloque uma cadeira na frente da sala de aula e chame dois treinandos voluntários, se por hipótese ninguém vir, embora raro, chame. Peça para um deles se sentar na cadeira, e peça ao outro que fique em pé atrás da mesma e com as mãos sobre o ombro do colega.

Em seguida peça para que o colega em pé mantenha sua força no sentido de não permitir que o colega sentado levante os ombros e ao sentado que tente com moderação levantar-se. Faça isto de modo rápido não ultrapassando dois minutos.

Aí você introduz a dinâmica, diga que quem estava sentado era o subordinado e quem estava em pé a chefia. Pergunte então aos participantes e ao próprio grupo o que ocorreu, você se surpreenderá com as respostas criativas e corretas de alguns deles.

Mas independente disto, participe também ajudando o grupo a elucidar,  pergunte como os participantes se sentiram, e esclareça ao fim de a situação ilustra um subordinado sufocado por um mal líder e que quando você sufoco a ação de alguém, mesmo estando acima dele como quem estava em pé, esta igualmente se rebaixando, pois, com certeza o colega em pé baixará no mínimo a cabeça, que está levando uma pessoa para baixo junto consigo e gasta suas energias num combate negativo. Isto ocorre com um mal líder, ele desperdiça suas energias trancando o desenvolvimento de liderados, se rebaixa com uma postura contrária às competências de liderança. Da mesma forma o liderado precisa gastar energias maiores para tentar se levantar, do que se a liderança não o forçasse para baixo, e esta energia está sendo desperdiçada prejudicando a sua produtividade e logo, a própria empresa.

E se ao oposto o líder ajudasse o liderado a se levantar, não seria mais rápido, menos desgastando, ambos não subiriam juntos? Com certeza sim.

Esta dinâmica que proponho já usei em minhas capacitações de lideranças, é uma dinâmica que aprendi com o guru da liderança John Calvin Maxwell ao ler o sua célebre obra  “As 21 irrefutáveis leis da liderança”, o qual recomendo a leitura para que quiser se aprofundar no tema de liderança. MAXWELL, John C. As 21 irrefutáveis leis da liderança. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2007, 334 p.

4 comentários:

  1. Sou Pedagoga e darei um treinamento para líderes e liderados sobre a Educação Evangélica para Berçário e estou a procura de dinâmicas criativas para serem usadas nesse treinamento, mas minha busca está sem sucesso! Gostaria de ajuda quanto as dinâmicas que posso usar e a citada em cima, já está na minha lista, gostei muito! Grata por sua ajuda, Ravine! ravine_delou@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Ravine Boa Noite, há outra dinâmica que te recomendo, uma que você convida 4 pessoas, deixa duas na direita em fila de modo com que cada fila fique de frente para outra. Aí você pede que os colegas de traz coloquem as mãos sobre os colegas da frente, então pede para que estes se joguem de modo que os de traz os sustentem. Aí você introduz a dinâmica demonstrando que neste caso os colegas estão sustentando os outros, depois, você demonstra a situação ideal pedindo com que os colegas da frente se dêem as mãos e se joguem para traz sem a sustentação dos colegas, isto demonstra que ele também podem se sustentar por si, pois, o peso oposto para cada lado manterá os dois de pé sem apoio. A introdução é de que nos apoiamos com o auxílio dos outros e de nós mesmos, ao mesmo tempo deixa claro que para ficarmos em pé, precisamos do auxílio dos outros, ou mesmo sem eles, somente podemos ficar em pé se ajudarmos outros dividindo as forças. É uma dinâmica rápida, objetiva e que gera bons resultados, você precisa adaptá-la ao contexto do seu treinamento, podendo criar outras ilustrações a partir dela de modo livre, pois, ela é bem flexível para diferentes conteúdos e abordagens. Obrigado por sua participação! Prof. Juliano.

      Excluir
  2. Trabalho em uma consultoria, e tenho que aplicar uma dinâmica durante o treinamento de líderes. O tema será Líder Inspirador, e até agora não consegui elaborar, e também não encontrei nenhuma dinâmica que aborde esse tema.
    Ficaria muito grata se me ajudasse...
    Abraços
    Evelin Fontana
    evelinfontana91@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Evelin, eu normalmente monto minhas dinâmicas de grupos de modo personalisado para cada tipo de assunto ou de empresa, não tenho modelos prontos, normalmente crio os meus, ou adapto modelos que percebo em pesquisas. Um líder inspirador é aquele que inspira os seus seguidores, entusiasma, influência, etc. O exemplo, mais claro disto foi a história de Jesus Cristo, inclusive, nesta linha o famoso palestrante Daniel Godri fez uma rica abordagem num treinamento comportamental, com vídeos no You Toube. Você precisar criar uma situação em que as pessoas sintam a inspiração, pode por exemplo, simular duas situações onde um líder não inspira e o outro sim, pode criar um debate em cima da liderança de Jesus Cristo, e das liderança de Winston Churchill e Adolf Hitler, para comparar a liderança inspiradora do bem e do mal e as resultados que cada estilo levou as suas nações e seguidores. Nem sempre a inspiração é para o bem. Creio que demonstrar que inspiração pode ser para o bem e para o mal, é um bom assunto. É muito bacana se abordar a liderança de Jesus Cristo, mas este tipo de dinâmica requer um amplo preparo do facilitador, pois, jamais se pode discorrer para a questão religiosa num treinamento. Há ainda outras lideranças que inspiram como Mahatma Gandhi, Nelson Madela, entre outros, lembro ainda que você precisa ter um profundo domínio da história dos líderes em que porventura desejes abordar e do estilo de liderança dos mesmos. No seu caso, eu faria nestas linhas que citei. Espero ter lhe ajudado, Abraços! Prof. Juliano.

      Excluir

Seu Comentário é Muito Importante!