domingo, 13 de fevereiro de 2011

Uma Introdução à Área de Recursos Humanos-RH e a sua Relação com o Departamento Pessoal!

* O que é a área de Recursos Humanos-RH e qual a sua diferença para o Departamento Pessoal?
Todas empresas são compostas por um Macrosistema que é composto pelas diferentes áreas, citamos algumas como Administrativa, Comercial, Financeira, Produção, TI, Recursos Humanos-RH, entre outras que são chamadas neste todo como Sistemas dentro do Macrosistema chamado empresa. Sistema significa um conjunto de partes que interagem, ou seja, falam entre si e o funcionamento de cada uma depende da outra. Dentro disto, os Sistemas se dividem em Subsistemas. Se as áreas citadas, assim como a área de Recursos Humanos são tidas como Sistemas, então os Subsistemas são aquelas partes que estão dentro destas áreas.
O Sistema Recursos Humanos se dividindo em Subsistemas gera assim o Departamento Pessoal como um deles, que é o que trata das relações legais entre os empregados e a empresa abordando assuntos com Férias, Admissões, Demissões, Folha de Pagamento de Salários, etc. No Sistema RH constam ainda outros Subsistemas como Recrutamento e Seleção (responsáveis pelas contratações de pessoal), Treinamento e Desenvolvimento (pela capacitação de pessoal), Segurança e Medicina do Trabalho (pela manutenção da saúde e pela redução dos riscos de acidentes de pessoal), entre outros. Em outras palavras o Departamento Pessoal é então um Subsistema do Sistema de Recursos Humanos, o que na realidade ocorre com muitos é alguma confusão de conceitos. Por fim, a área de Recursos Humanos é um Sistema de cada empresa que tem na sua função tratar de todas as questões que envolvam as relações humanas nesta, em especial os empregados, agora vistos como colaboradores, ou seja, parceiros da empresa no alcance de resultados. Assim a área de RH se preocupa com a seleção, contratação, treinamento, motivação, avaliação, remuneração, segurança, saúde, legalização e desligamento dos colaboradores da empresa.

4 comentários:

  1. estva muito em duvido, sobre os sibsistemas de DP, e tinha um trabalho a fazer, mas com este artigo super bem explicado meus problemas foram resolvidos. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  2. Prezada Leitora, fico contente de ter lhe ajudado a solucionar a sua dúvida e a conseguires fazer o seu trabalho, sejas sempre bem vinda a este blog e continues mantendo contato, abçs!

    ResponderExcluir
  3. Booa tarde,gostaria de saber qual a diferença em tecnico de RH com o tecnico de Introdução à Administração de Recursos Humanos


    ?

    ResponderExcluir
  4. Prezado Leitor, Boa Tarde, se você se refere a cursos técnicos na área a diferença é que o curso técnico em RH é mais completo e o curso de introdução é básico, se por outro lado está se referindo a profissões existe apenas o Técnico em RH, além de outras titulações semelhantes que executam funções igualmente similares como Analista de RH, etc. Caso a resposta não tenha esclarecido a sua dúvida, favor postá-la novamente como maiores detalhes.

    ResponderExcluir

Seu Comentário é Muito Importante!