O benchmarking é uma ferramenta
de gestão de origem americana que permite encontrar um ponto de referência ou padrão para que os processos de uma
empresa possam ser comparados com os de outras, e, em seguida avaliados e principalmente melhorados.
A referência de modelo deve ser buscada, preferencialmente, junto às empresas concorrentes ou de reconhecida excelência de gestão portadoras
das melhores práticas em seus processos e deve ser realizado continuamente, pois, somente assim a empresa consegue
tentar sempre se manter à frente da sua concorrência.
Benchmarking na língua inglesa
significa análise competitiva. De acordo o autor Oliveira (2006) o benchmarking pode ser executado em quatro tipos:
- Benchmarking Interno é aquele realizado pela comparação dentro da empresa entre cada um dos processos seus próprios
processos. O benchmarking permite
ainda melhorias internas, tendo como
padrão de exemplo os melhores processos internos a terem sua filosofia de
gestão seguidas pelos demais processos.
- Benchmarking Competitivo é aquele realizado pela comparação entre os processos da empresa
com os processos de empresas concorrentes diretas. Pela ética empresarial é impossível espionar,
no entanto, as informações, ainda
que mais bem difíceis do que nos demais tipos de benchmarking, podem ser obtidas através de clientes, jornais,
livros, revistas, sites e ex-empregados destas empresas.
- Benchmarking Funcional é aquele realizado pela comparação entre processos de uma empresa com os processos de empresas
similares, ou seja, não concorrentes
diretas.
- Benchmarking Genérico é aquele realizado pela comparação entre processos internos da empresa com os processos de
empresas não concorrentes direta ou indiretas, nem similares, que sejam de reconhecida excelência em gestão com
qualidade de seus respectivos processos no mercado e que cujas práticas de bom desempenho possam ser
adaptadas na empresa.
Imagem informandoedetonando.blogspot.com.br |
Para a implantação de um benchmarking a empresa deve observar as seguintes etapas:
1º Formar uma equipe interna responsável pelo benchmarking e definir o seu coordenador,
com irrestrito apoio da alta direção da
empresa, para implementarem na empresa
uma gestão por processos de modo a conhecerem
profundamente todos os processos da organização, inclusive, os pontos
fortes e fracos dos mesmos;
2º A equipe responsável pelo
benchmarking deve identificar as
principais empresas concorrentes no seu mercado e as principais empresas líderes no mercado com excelência
de gestão no processo a ser comparado, caso não seja concorrente, ou os processos internos de referência no caso de
benchmarking funcional;
3º A equipe responsável pelo
benchmarking deve identificar as
técnicas mais apropriadas para a coleta de informações de acordo com o tipo de benchmarking
proposto, realizar a coleta de
informações em seguida tabular
as mesmas;
4º Comparar as informações obtidas sobre os processos pesquisados com os processos da empresa.
5º Incorporar as informações
adaptáveis a realidade dos processos
da empresa e procurar melhorá-las
para superar os processos concorrentes.
6º Monitorar permanentemente as mudanças realizadas a partir de indicadores de desempenho visando
sempre a melhoria contínua dos
processos.
Geralmente em empresas adeptas
pela gestão por processos o benchmarking
é realizado na etapa de análise de processo, imediatamente após a etapa de
mapeamento de processo.
Complementarmente a leitura desta postagem sugiro além
da leitura das demais postagens de ferramentas de gestão, a leitura da postagem
chamada de “A Gestão por Processos: Conceito, Exemplo e Mapeamento de Processos”
de janeiro de 2012 presente neste mesmo blog.
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