A gestão por processos tem o conceito de gestão como de administração e de processos como a realização de uma soma de atividades sequenciais e
lógicas que transformam entradas representadas por insumos, nos quais se agrega
valor, em saídas representadas por produtos ou serviços que geram um resultado
para o cliente.
Assim, todo o processo deve
possuir ações em série e estas serem organizadas de forma racional
transformando o que entra acrescentando valor para uma saída para um cliente. Assim
pode-se citar o processo de fabricação de um tênis, por exemplo, onde se recebe
a matéria-prima, no caso o couro como a entrada, aí esta é transformada pela
agregação de valor deixando o tênis modulado, costurado, pintado, etc, e se
gera um tênis pronto como saída na forma de produto gerando um resultado para o
cliente, que pode ser, por exemplo, o de não andar descalço, o de poder fazer
caminhadas, o de correr, etc.
Entretanto, entre outros itens e
etapas da gestão por processos, para se
ter uma eficiente e eficaz gestão por processos, precisa-se ter claro como se
dá a hierarquia entre os processos em uma empresa.
A hierarquia de processo descreve o mesmo de modo vertical, ou seja, do seu nível maior até o menor, nada apresentando
sobre as etapas do processo, cuja ferramenta usada para isto é o fluxograma. A lógica da hierarquia processual
segue a mesma dos organogramas das empresas, porém, ao invés de tratar de
níveis hierárquicos de lideranças ou de áreas, trata de níveis hierárquicos de
processos.
A hierarquia de processos serve ainda para a identificação dos processos essenciais e para análise sistêmica das empresas.
A hierarquia de processos serve ainda para a identificação dos processos essenciais e para análise sistêmica das empresas.
É comum algumas pessoas confundirem
os níveis de hierarquias de processos, como se fossem etapas do mesmo, o que
está errado, pois, o conceito de nível hierárquico não objetiva graduar fases,
mas tão somente definir níveis de hierarquia por ordem de importância,
superioridade e detalhamento. As fases sequenciais de um processo são definidas em outra ferramenta chamada de fluxograma também apresentada em outra postagem aqui neste blog.
Os processos constituem a
estrutura empresarial mediante uma hierarquia que define o nível hierárquico de
importância e de detalhamento de cada ação de trabalho em 5 (cinco)
níveis que se desdobram por grau de importância e de poder conforme a seguir:
1º Nível Hierárquico -Macroprocesso: é a soma dos processos de uma
empresa e que gera nela por isto um impacto maior que os demais níveis desta
hierarquia processual;
2º Nível Hierárquico - Processo: é uma soma de ações seqüenciais e racionais
que transformam as entradas em saídas objetivando um resultado ao cliente;
3º Nível Hierárquico - Subprocesso: é um conjunto de atividades
para realizar algo;
4º Nível Hierárquico - Atividades: são somas de tarefas para
realizar algo;
5º Nível Hierárquico - Tarefas ou Procedimento: são ações
executadas por pessoas individualmente ou por pequenas equipes dentro do
microenfoque do processo, ou seja, dentro dele em sua parte de menor foco, ou
seja, na parte mais específica da ação.
A seguir vamos discutir na figura abaixo um
exemplo de hierarquização de processos da área de Recursos Humanos, sendo, que
esta lógica é aplicável a quaisquer processos das empresas: marketing,
comercial, produção, logística, TI, etc.
ordem
|
Níveis
Hierárquicos
|
Detalhamento
e importância das ações
|
1º
|
Macroprocesso
|
Gestão de
Recursos Humanos
|
2º
|
Processo
|
Departamento Pessoal (fazer admissões de empregados, efetuar o monitoramento das marcações de cartões ponto, calcular férias, calcular a folha de pagamento salarial informatizada, processar a rotina de encargos sociais e fiscais, realizar cálculos de rescisões de contrato de trabalho).
|
3º
|
Subprocesso
|
Calcular a
Folha de Pagamento Salarial Informatizada (executar a importação de dados para a folha de pagamento salarial, digitar os dados não passíveis de importação, efetuar o
cálculo da folha de pagamento salarial, realizar a conferência da folha de pagamento salarial, emitir relatórios e recibos salariais, fechar a folha de pagamento salarial, efetivar o pagamento dos empregados).
|
4º
|
Atividade
|
Efetuar o
cálculo da Folha de Pagamento Salarial Informatizada
|
5º
|
Tarefas ou Procedimento
|
Acionar os
comandos do software para o cálculo da folha de pagamento salarial
informatizada
|
Note que a hierarquia começa no
nível mais amplo e importante e que as ações em negrito vão sendo desmembradas
a cada nível subseqüente hierarquizando outros níveis sucessivos dos processos. Cada ítem do processo pode ser desmembrado gerando um subprocesso, porém, isto é feito de cada vez separadamente. No exemplo optamos por desmembrar o ítem do processo chamado de Departamento Pessoal, e depois o seu subprocesso calcular a folha de pagamento salarial informatizada e assim sucessivamente, o que na prática depois faríamos com os demais ítens também.
Nem sempre a hierarquização de
processos apresenta ações com títulos tão claros, logo cabe assim, ao
responsável pela gestão de processos entender cada ação para interpretar os
possíveis sinônimos, ou as informações implícitas, pois, em gestão de processos
nem todas as informações são sempre obtidas de forma explícita.
Assim, o gestor por processos,
precisa ser uma pessoa como notável senso crítico e reflexivo, com visão
sistêmica e holística de todo o negócio da empresa e portador de múltiplas
competências como liderança, reflexão crítica, criatividade, senso
investigativo, capacidade de compreender os processos sob diferentes lógicas,
complexidades, situações e hipóteses e ainda buscar persistentemente pela
compreensão, descrição e melhorias dos processos em todos os níveis.
O modo de se conferir se uma hierarquia de processo está lógica é analisando a descrição da hierarquia de
baixo para cima verificando que o procedimento (tarefa), faça parte da
atividade, que por sua vez deve fazer parte do subprocesso e este precisa estar
contido dentro do processo, que, por fim, o processo deve estar inserido dentro
do macroprocesso.
Prof. Juliano, ficou bem esclarecedora a informação no exemplo RH, tinha buscado informações a respeito do tema, mas agora fico mais esclarecido, para a área comercial, que atuo.
ResponderExcluiratt,
Jose Batista Marschall
Que ótimo que esta postagem ajudou-lhe Jose Batista, fico contente, abraços!
ExcluirÓtima explicação! Obrigada!
ResponderExcluirDe na Thainá, obrigado! Atenciosamente, Prof. Juliano;
ExcluirObrigada Estou com uma dúvida: Etiquetar amostras para exames, faz parte de qual dessas atividades?
ResponderExcluirBoa Tarde Leitora, não faz parte do macroprocesso e nem do processo, está entre subprocesso, atividade ou tarefa/procedimento, para se ter certeza precisa-se primeiramente analisar a descrição do processo, de nada! Atenciosamente, Prof. Juliano.
ExcluirOlá professor, poderia me passar as referencias de sua pesquisa, por favor?
ResponderExcluirOlá, os fundamentos são de 3 obras: Harrington, H. James. O processo do aperfeiçoamento: como as empresas americanas, líderes do mercad, aperfeiçoam o controle da qualidade. São Paulo: McGraw-Hill, 1988; Harrington, H. James. Aperfeiçoando processos empresariais. Tradução de Luiz Liske. São Paulo: Makron Books, 1993; Coutinho, Josefina Maria F, Pires. Rosa Paula(org). Gestão por processos. Coleção EAD. São Leopoldo: Unisinos, 2010. De nada, Prof. Juliano.
ExcluirMaterial incrível!
ResponderExcluirMuito bom conteúdo. Usando esta prática e teoria, estou em um projeto onde preciso montar uma espécie de SLA do Dpto de RH, Remuneração e Benefícios, é algo bem desafiador e claramente precisarei de utilizar e muito este enfoque sobre Gestão por processos. Você teria alguma ideia, base , conceito ou exemplos para nortear. Eu já tenho um compilado sobre as tarefas mas, toda ajuda é bem vinda.
ResponderExcluirExplanação do conceito e exemplo claro sendo objetivo na tratativa apresentada. Parabéns Mestre.
ResponderExcluirExcelente material para nortear tratativas para busca da excelência dentro das organizações e uma melhor tratativa para desenvolver atividades baseadas em processos e não em pessoas.
ResponderExcluirObjetivo e conceitual, parabéns!
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