domingo, 22 de janeiro de 2012

Como Funciona o Processo de Comunicação!

Quando se fala em comunicação, se fala em um dos maiores desafios de todas as pessoas e empresas, ou seja, de que as pessoas se comuniquem bem e cada vez melhor nas suas relações pessoais dentro e fora das empresas. Quem nunca ouviu de falar de erros e problemas gerados pela má comunicação ou pela falta dela.
Comunicação é um processo de transformação das informações para a compreensão humana nas relações entre pessoas.  Este processo se dá de modo oral (verbal), escrito ou corporal (por gestos do corpo, olhar).

Imagem www.blogdoediney.com.br
O processo de comunicação é composto por três elementos básicos, embora alguns autores considerem outros além destes:
·Emissor ou Fonte: é a pessoa que gera a mensagem;
·Canal: é o instrumento usado para expor a mensagem;
·Receptor ou Destinatário: é a pessoa que recebe a mensagem.
Antes, durante e até depois do processo de comunicação, podem surgir as chamadas barreiras de comunicação que são obstáculos que atrapalham ou até impedem que o processo de comunicação entre as pessoas funcione corretamente. Estas barreiras precisam sempre ser levadas em conta, tanto, pelo emissor, quanto pelo receptor da comunicação de modo a serem superadas, pois, senão as barreiras gerarão o chamado ruído de comunicação que significa a distorção, ampliação ou redução da mensagem.
Para superar as barreiras de comunicação é fundamental que se entenda cada uma das principais delas que citamos a seguir:
-Não Ouvir ou Ouvir o que se espera: o não ouvir é causado normalmente por barreiras físicas como paredes, distância, problemas de saúde quanto à audição, etc. O ouvir o que se espera é o caso natural e por vezes até inconsciente do ser humano de querer ouvir o que é bom para si, criando inconscientemente uma barreira, por exemplo, alguém vai comprar o carro de seus sonhos e pede a um amigo que dê sua opinião tende a querer que haja um endossamento das qualidades que ele entende já existir no veículo.
-Tom de Voz Inadequado: falar alto ou baixo demais e uso gritos, fazem com que o receptor perca a concentração na recepção da mensagem.
-Diferenças de Palavras para cada tipo de pessoas: as pessoas tem diferentes nível de instrução, cultura, idade, profissão, costumes, etc. O vocabulário de cada pessoa pode ser grande, médio e pequeno em termos de uso de palavras, assim, deve-se ter o cuidado de usar um vocabulário adequado para cada tipo de pessoa. Ocorre isso por exemplo, quando alguém de uma área específica usa palavras técnicas como se todo mundo entendesse, ou de um jovem que use gírias com pessoas de todas as idades, etc.
-Não Avaliação da Fonte: quando se recebe uma mensagem deve-se avaliar a fonte, verificar se ela tem crédito, se esta pessoa por acaso não costuma fazer fofocas e intrigas por exemplo. Em minhas aulas de comunicação sempre cito que “se todas as pessoas avaliassem a fonte não existiriam os fofoqueiros e os intrigantes”.
-Emoção: sentimentos de felicidade, irritabilidade ou de tristeza em demasia afetam a concentração das pessoas fazendo com elas se esqueçam de partes da comunicação, por exemplo, duas pessoas que acabaram de discutir e ainda estão exaltadas e tentam chegar a um acordo sobre quem errou, estarão ainda emocionadas para o uso correto da razão e da comunicação, o ideal é retomarem o diálogo depois.
-Preconceitos: são os pré-julgamentos de pessoas para pessoas, achar que alguém é orgulhoso, apenas pela aparência dele sem conhecê-lo e assim criar assim uma antipatia que barra a comunicação, ou o oposto, simpatizar com alguém que você mal conheceu e sair confiando de imediato em tudo o que ele fala, sempre também digo nas minhas aulas “todo estelionatário é simpático e fala bem”. Para vencer esta barreira devemos aprofundar nossas percepções sobre as pessoas procurando conhecê-las melhor antes tirarmos quaisquer conclusões sobre elas, tanto negativas, quanto positivas.
-Hostilidades: quem se sente bem tentando se comunicar com uma pessoa hostil?
O assunto comunicação é extenso, pois, envolve ainda o aprofundamento de diversos detalhes como feedback, percepção, formas de comunicação oral, escrita e corporal, etc. Assim, em futuras postagens vamos abordar com maior profundidade tais assuntos.

17 comentários:

  1. O texto está razoável porém mal construído, ou seja, há erros de grafia, pontuação, organização das ideias....seria melhor revisar antes de publicar.

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    1. Prezado Leitor, Bom Dia, todas as ideias aqui são sempre respeitadas, contudo, o foco deste blog são os temas discutidos, em especial o caráter da socialização destes realizando um trabalho social e sem qualquer custo para os leitores, embora isto me tome um alto tempo e demanda de trabalho do ambiente profissional corrido em que vivencio, fato, que me leva a realizar postagens rápidas, mas constantes, bem completas, fundamentadas e principalmente didáticas e dentro de uma linguagem clara e informal para abranger desde leitores com pós-graduações, nível superior ou técnico, estudantes e leitores com menor instrução, inclusive, pessoas mais humildes, pois, minha missão é atender a todos e este tem sido meu público. Se puderes visitar a postagem de "Como Funciona a Demissão com Justa Causa" de 22-01-12 onde constam por enquanto 557 interações, verás o quão complexo e ao mesmo tempo prazeroso tem sido este trabalho de ajudar o próximo, seja ele empregador ou empregado, seja humilde ou não, estudante ou profissional formado. Apesar disto, seu comentário, embora no intuito de uma crítica construtiva, que com certeza será refletida e respeitada, distoa de todos os demais que aqui recebi, envolvendo pessoas de diferentes escolaridades, e que neste blog estão registrados. Realmente é indiscutível a importância de se observar a grafia e a pontuação, contudo, o foco especificado aqui precisa se conciliar com um tempo particular que não disponho. No que se refere à organização de idéias, por enquanto das 76.855 pessoas que acessaram até o dia de hoje, apenas você se posicionou, os demais ou elogiaram, ou perguntaram dúvidas que foram sanadas, ou leram e entenderam sem se manifestarem, o que contudo, não cancela o meu respeito a sua democrática posição. Por fim, sendo o Brasil um país com uma grande demanda social, seria conveniente que outros leitores aperfeiçoassem esta ideia social em que sou uns dos pioneiros, criando outros blogs em paralelo para difundir ainda mais o conhecimento profundo que certamente eu, você e muitos outros detemos, com certeza como bem postou outro leitor aqui, assim, ações com estas minhas e de outros colegas que fizerem semelhante levarão a um Brasil melhor. Obrigado por sua participação, por sua crítica construtiva e por ter lido com minha postagem. Atenciosamente, Prof. Juliano.

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    2. Parabéns pela sua iniciativa, estou fazendo meu TCC e seu artigo me ajudou muito! Não foquei em sua escrita e em quão bom é seu Nível intelectual, mas sim nas suas ideias e conhecimentos para o assunto. Show de bola!

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    3. Obrigado Leitor, que ótimo que lhe ajudou, abraços! Prof. Juliano.

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  2. obrigada!
    me ajudou muito **)

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  3. Olá professor sou estudante de administração e estou começando faz dois meses o curso e tenho um trabalho sobre processo de comunicação com os investidores realizados pela organização e descrever o passo a passo e escolher um ferramenta de gestão gostaria de saber se o senhor tem alguma dica pra começar a fazer este trabalho obrigado pela ajuda agradeço desde já.

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    1. Olá Leitor, um ítem bastante interessante é você abordar os canais de comunicação existentes na empresa, primeiramente introduza o que é comunicação escrita e como e porque ela é usada na empresa (envolvem e-mails, comunicações internas, murais, folders,códigos de ética e de conduta, regulamentos, políticas da qualidade, missão, visão e valores da empresa, etc), depois, aborde a comunicação oral (verbal), introduzindo e da mesma forma explicando como esta se dá e porque na empresa. Você deve ter o cuidado de não abordar temas confidenciais ou que gerem algum tipo de conflito e jamais juntar anexo de documentos, preferencialmente peça ainda para seu professor deixar por o nome da empresa em sigilo, principalmente se o trabalho for apresentado a seus colegas. Por fim, acrescente o outro canal de comunicação que é muito usado e nem sempre reconhecido, a comunicação corporal (pois nosso corpo fala através de gestos, postura, tons de voz, etc). Veja como esta comunicação também se dá empresa, muitas vezes de forma inconsciente e podes abordá-la também, mas de modo leve. Ao fim, analise tudo e aponte as melhorias necessárias nos canais de comunicação, para isto podes usar ferramentas de gestão que constam em postagens deste blog também, para rastrear as causas destes problemas, você usar o Diagrama de Ishikawa casando as causas por cada M dele (máquinas, medidas, meio ambiente, método, mão de obra, matéria prima), adapte cada causa a um destes M (na postagem que fiz deste assunto há detalhes de como usar), e por fim aponte um plano de ação para melhorias usando a Ferramenta de Gestão 5W2H que também é explicada em detalhes numa postagem que fiz aqui no blog. De nada e sucesso no seu trabalho! Atenciosamente, Prof. Juliano.

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    2. Muito obrigado pelas dicas e atenção, agora clareou bens a idéias... vou usar o seu blog para pesquisar. Obrigado!!!

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    3. Que ótimo Leitor, fico contente em ter lhe ajudado, voltes sempre que precisar, de nada! Atenciosamente, Prof. Juliano.

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  4. Boa Tarde prof° Juliano o sr. poderia me ajudar, estou desesperada só tenho ate amanhã para postar meu portfólio e ainda n consegui fazer nada, estou no primeiro semestre de administração, segue o conteúdo abordado:
    Com base no texto, apresente em sua produção textual o processo
    (passo a passo, ou seja, as atividades) de comunicação com os investidores
    realizados pela organização e escolha qual ferramenta de gestão
    implementaria para padronizar as atividades. Utilize a teoria para embasar sua
    resposta.

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    1. Boa Tarde Déa, para demonstrar este passo a passo contido no seu texto, a ferramenta de gestão mais adequada é o Fluxograma padrão ANSI (que serve para descrever o processo) e ao mesmo tempo você pode fixá-la como padrão para as atividades na medida em que é uma ferramenta de rápida e fácil visualização e entendimento por parte de quem a ler, desde que entenda as simbologias, neste caso acrescente uma legenda delas no seu trabalho. Tenho uma postagem sobre isto aqui no meu blog em http://rhcomprofessorjuliano.blogspot.com.br/2013/02/ferramentas-de-gestao-fluxograma-padrao.html, favor ler complementarmente lá, está detalhado e com exemplos, aí você apenas adequa ao seu texto, podes usar meu blog como fonte caso queiras, tem foco profissional e acadêmico. O fluxograma normalmente faço no excel, alguns colegas usam softwares free como o dia ou vision por exemplo. Atenciosamente, Prof. Juliano.

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    2. Aliás Déa, o software é o Microsoft Visio, mas eu sugiro usar o excel, o qual uso, abraços!

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  5. Boa noite professor, este pequeno estudo é de realmente muita relevância e me ajudou imensamente a construir uma texto argumentativo sobre processo de comunicação organizacional. Fico muito grato primeiramente a Deus e ao senhor por ter encontrado o seu blog, pois muito me esclareceu o que venho estudando atualmente no semestre em que me encontro na faculdade.
    Muito obrigado mais uma vez e que o senhor prossiga trazendo mais informação a todos nós.

    Jorge Olivera, Estudante de Administração UFPE

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    1. Prezado Jorge, Bom Dia! Fico muito honrado com suas palavras e feliz por tê-lo ajudado, volte sempre. Atenciosamente, Prof. Juliano.

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  6. Bom dia Sr.Professor!
    sem dúvidas compreendi o conceito Comunicação e como funciona, gostava de saber especificamente da Comunicação na sala de aula de Matemática? quais sao as suas particularidades?

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  7. adorei mais ainda tenho uma dúvida Como ocorre um processo de comunicação para que ele seja realmente eficaz?

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