sábado, 21 de janeiro de 2012

Como Realizar uma Descrição Cargos?

A descrição de cargos é uma tarefa ligada ao subsistema de recursos humanos chamado de administração de cargos e salários.
Descrever um cargo nada mais é do que do que após entender e analisar os cargos de uma empresa documentar os mesmos de modo impresso ou informatizado para consulta e compreensão de todos os interessados.
A descrição de cargos serve para que todos aqueles que precisarem consultá-la entendam com clareza as tarefas, responsabilidades e requisitos de cada cargo da empresa.
Muito embora a descrição de cargos seja fundamental para a avaliação dos cargos e a conseqüente definição de salários de cada cargo dentro do subsistema de RH de administração de cargos e salários, ela também é usada para outros fins.
No subsistema de RH chamado de recrutamento e seleção a descrição de cargo permite que o recrutador entenda o cargo e seus requisitos para que a seguir este capte profissionais no mercado de acordo com a descrição. Já o subsistema de RH de treinamento e desenvolvimento se baseia nas descrições de cargo para realizar programas de capacitação aos colaboradores e o subsistema de avaliação de desempenho, para firmar suas avaliações de performance de acordo com a mesma. A descrição de cargos pode ser usada pelo subsistema de RH contencioso trabalhista para servir como prova em reclamatórias trabalhistas movidas por empregados ou ex-empregados da empresa, principalmente em casos de discussão judicial sobre equiparação salarial. As descrições de cargos tem ainda impacto direto no subsistema de qualidade da empresa, principalmente aquelas empresas certificadas pela ISO 9001:2008, sendo normalmente documentos auditados nas auditorias internas e externas da qualidade.
Sugere-se os seguintes passos para se realizar uma descrição de cargos com qualidade e que atenda a todos os interessados nela numa empresa:
Passo 1: Realizar um análise da empresa: Conhecer melhor a empresa, seu negócio, sua cultura organizacional, seus processos de trabalho por áreas, sua hierarquia e organograma, o funcionamento e as políticas de RH existentes, cargos existentes e nº de ocupantes nos mesmos, entre outras informações.
Passo 2: Elaborar um projeto e um cronograma: Definir as metas de descrição, por exemplo, 2 cargos por dia, e divulgar ambos à Direção da empresa, sua chefia e posteriormente as demais chefias de área e empregados da empresa para que todos tenham claro os objetivos e as necessidades da descrição de cargos.
Passo 3: Definir as ferramentas que serão usadas para a descrição: Se dividem em questionários, entrevistas, observação direta ou uma soma destas. Para o uso de questionários é recomendável que os ocupantes dos cargos tenham no mínimo ensino médio completo, em relação às outras duas ferramentas citadas, estas servem para qualquer grau de escolaridade. As ferramentas são aplicadas aos ocupantes dos cargos, mas não necessariamente a todos do mesmo cargo, mas ao menos uns três e posteriormente à chefia dos mesmos para conferência.   Normalmente quando descrevia cargos, usava combinação das ferramentas, ou seja, mais de uma para um mesmo cargo, pois, na prática existem algumas situações em que você apenas compreende lendo e vendo o funcionamento do cargo.
Passo 4: Realizar a análise dos cargos: Após ler e entender os questionários e consultar as anotações do que foi anotado nas entrevistas e observações locais, bem como, da opinião expressa pela chefia dos ocupantes dos cargos.
Passo 5: Finalmente, então descrever os cargos: Documentando em detalhes as tarefas, responsabilidades e requisitos dos mesmos que foram obtidos com o uso das ferramentas de descrição de cargos.
Quando você for descrever os cargos deve se atentar sempre para que sua descrição responda as seguintes perguntas: O que faz? Como faz? Porque Faz?
Por exemplo, descrevendo uma das tarefas do cargo de Auxiliar de Departamento Pessoal, teremos dentro da descrição de cargos: - Realiza processos de admissão de novos colaboradores (respondeu-se o que faz) emitindo documentos necessários e coletando assinaturas (respondeu-se como faz)  para registro legal (respondeu-se por que faz).
Você deve ainda acrescentar tarefas relativas ao cargo, que porventura, estivessem sendo feitas por outros cargos indevidamente e tirar de cada cargo as tarefas que não são suas repassando para o cargo afim.
Deve definir os requisitos (grau de instrução, experiência, conhecimentos, responsabilidades, etc) de cada cargo com a chefia da área e com a gerência de RH.
A descrição de cargos é uma atividade trabalhosa, exige que o profissional de RH que descreva o cargo tenha bom senso, seja detalhista, tenha capacidade crítica e principalmente habilidade de escrita para passar para o papel tudo o que obteve pelas ferramentas de descrição de cargos. Também precisa ter habilidade mental para entender diferentes cargos, operacionais, técnicos, administrativos, gerenciais e diretivos, e igualmente de área diferentes (RH, contabilidade, financeiro, comercial, produção, operações, etc).
A descrição de cargo deve começar pelo título do cargo, seguida do departamento e uma descrição sumária (resumida que dá uma introdução geral do cargo) e depois de uma descrição detalhada (complexa com todos os principais detalhes do cargo). Depois a quem o cargo se reporta e por fim todas as especificações do cargo que são compostas por requisitos que citamos.
Abaixo, como exemplo, segue o modelo da Descrição de Cargos que costumo usar em minhas descrições de cargos:

DESCRIÇÃO DE CARGO
TÍTULO DO CARGO: RECEPCIONISTA-TELEFONISTA
DEPARTAMENTO/SETOR: ADMINISTRATIVO
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Opera terminal central telefônico ou PABX atendendo, transferindo, cadastrando e completando chamadas telefônicas. Auxilia os requisitantes externos interpretando mensagens e encaminhando-as ao setor respectivo. Monitora o fluxo de ligações. Recepciona e presta serviços de apoio a visitantes. Arquiva e organiza documentos.
DESCRIÇÃO DETALHADA
- Opera terminal central telefônico ou PABX atendendo, transferindo, cadastrando e completando chamadas telefônicas nacionais e internacionais, comunicando-se formalmente;
-  Interpreta mensagens de requisitantes externos encaminhando as ligações para o departamento mais indicado;
- Transfere chamadas internas resgatando ligações de usuários indisponíveis;
- Responde a chamadas telefônicas, transferindo ligações para ramais solicitados e retomando as mesmas em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- Completa chamadas nacionais e internacionais lançando as ligações para os usuários;
-  Anota o fluxo diário de ligações para análise CPD;
- Cadastra informações, registrando números de telefones e ramais de empresas, clientes, fornecedores e colaboradores no terminal;
- Recepciona os visitantes, anunciando as respectivas chegadas e encaminhando-os para os diversos setores;
- Presta serviços de apoio anotando, transmitindo telefonemas e recados e retornando ligações;
- Fornece dicas de telefonia interna e externa e monitora a integridade do serviço, requisitando correções quando necessário;
- Transmite e recebe sinais de fax;
- Organiza e mantém arquivos pertinentes à área;
- Emite correspondências internas e externas através de e-mail eletrônico e de impressos físicos;
- Efetua outras atividades correlatas ao cargo.
SUBORDINAÇÃO HIERÁRQUICA
Reporta-se ao supervisor administrativo.
ESPECIFICAÇÕES DE CARGO
COMPETÊNCIAS
EDUCAÇÃO
Escolaridade
Ensino médio completo.
Cursos e Treinamentos Complementares
Microinformática e noções de sistemas de gestão da qualidade ISO 9001:2000.
Conhecimentos
Domínio geral de operações telefônicas e PABX, microinformática nível usuário (planilhas eletrônicas e editores de texto).
Habilidades
Boa comunicação e organização.
Atitudes
Bom relacionamento interpessoal, discrição e disciplina.
EXPERIÊNCIA
A partir de um ano adquiridas no exercício do próprio cargo ou em funções similares.
FORMA DE SUPERVISÃO RECEBIDA
Recebe supervisão esporádica para orientação de procedimentos a serem adotados e para a avaliação de resultados.
NÍVEL COMPLEXIDADE DAS TAREFAS
Realiza tarefas rotineiras, com reduzida variedade e sem dificuldades para a correta execução do trabalho.
NECESSIDADE DE ESFORÇO MENTAL/VISUAL
Exige-se concentração mental intermitente para detalhes e informações requeridas.
GRAU DE RESPONSABILIDADE POR ERROS
Realiza tarefas sujeita a erros, sempre identificáveis e sem embaraços de maior proporção.
GRAU DE RESPONSABILIDADE POR VALORES
Não aplicável.
GRAU DE RESPONSABILIDADE POR CONTATOS
Mantém contatos telefônicos freqüentes com clientes, fornecedores, colaboradores, sócios da organização e outros órgãos externos, exigindo-se em todas as situações tato e desenvoltura para o estabelecimento de diálogo, anotação de recados e para o pedido e fornecimento de informações.
GRAU DE RESPONSABILIDADE POR DADOS CONFIDENCIAIS
Acessa constantemente a dados sigilosos cuja divulgação pode ocasionar embaraços de média proporção.
FORMA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO
Atua em condições de trabalho normais de escritório mediante o uso de sala privativa com iluminação e ventilação adequadas e com exposição moderada a riscos ergonômicos.
APROVAÇÃO ........./......../............                                                                 Elaborado por Juliano Correa da Silva
                           DIRETORIA                               GESTOR DA ÁREA                           GESTOR DE RH


23 comentários:

  1. Respostas
    1. Prezado Leitor Marco, muito obrigado por sua importante opinião, volte sempre, abraços!

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  2. Muito bom, esclareceu minhas dúvidas.

    Renata Oliveira

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  3. Obrigado Renata, volte sempre, abraços! Prof. Juliano

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  4. Professor, fiz uma visita a seu blog e quero lhe dar parabéns pelo conteúdo. Informativo, objetivo e competente no cumprimento de seu objetivo. Parabéns. Márcia Fonseca Vieira

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    1. Prezada Márcia, muito obrigado pelas colocações e pela sua visita, voltes sempre, abraços! Prof. Juliano.

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  5. Muito bom!
    Parabéns...
    projeto completo e bem elaborado..

    Brenda Tomé

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    1. Prezada Brenda, muito obrigado, voltes sempre, abraços! Prof. Juliano.

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  6. Adorei, muito esclarecedor!!

    Tenho uma dúvida se alguém conseguir me ajudar?!
    Iniciamos com as descrições de cargos aqui na empresa, porém não sei se devemos publicar estes arquivos na intranet com acesso permitido a todos ou apenas nas pastas dos respectivos interessados.

    Obrigada!

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    1. Bom Dia Nicássia, fico contente com seu comentário, quanto a sua dúvida, depende da política da empresa, no entanto, em uma visão de RH contemporânea, o acesso do público interno as descrições de cargos na empresa é o melhor caminho, pois, inclusive, permite que os colaboradores possam saber e entender as atribuições dos cargos de colegas, assim, como os requisitos dos cargos para poderem buscar as qualificações necessárias para o crescimento funcional dentro da empresa. Contudo, as descrições de cargo precisam estar bem sólidas e eventuais cargos problemáticos já ajustados, buscando reduzir assim problemas legais com equiparações salariais entre ocupantes, é uma decisão que ainda precisa ter aval dos gestores. Não tem de quer! Atenciosamente, Prof. Juliano.

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  7. Bom dia Prof. Juliano,
    muito obrigada pelo seu texto. Poderia me passar seu email? Obrigada

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    1. Boa Noite Leitora, é julrs.correa@gmail.com, atenciosamente, Prof. Juliano.

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  8. Bom dia. gostaria de sabe qual é a diferença de atividades entre um auxilia, assistente jr, pl, sr, analista jr, pl, sr para descrever os cargos, pois não sei bem o que um analista jr por exemplo pode fazer de diferente dos outros. Quero saber em grau de complexidade e de responsabilidade.

    Grata, Karina

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    1. Boa Tarde Karina, a carreira profissional é dividida em 3 níveis de maturidade, ou seja, de experiência e formação profissional que distinguem a complexidade de cada cargo, são eles: Júnior: Atua em nível inicial com supervisão habitual e rotinas com até 3 anos de experiência, normalmente possuem ensino médio e técnico completo, a responsabilidade é baixa pela alta supervisão recebida; Pleno: Atua em nível intermediário com e poucas rotinas e com alguns desafios com supervisão ocasional, média responsabilidade, com mais de 3 a 5 anos de experiência, com ensino superior completo; Sênior: Atua em nível complexo, com independência e rara supervisão, supervisiona técnicamente os demais, com alta responsabilidade, com experiência acima de 5 anos, normalmente possuem, além de ensino superior, pós-graduação e MBA. Em termos de cargos eles evoluem conforme a ordem que passo, primeiramente os Auxiliares são profissionais de cargos com ensino médio completo, que realizam atividades rotineiras e sujeitos à supervisão constante, e não tem seus cargos classificados por níveis de maturidade, pois, tais cargos são sempre júniores. Os segundos são os Assistentes que são profissionais com formação superior completa ou no mínimo cursando do meio para o fim do curso, média responsabilidade, realizam atividades dinâmicas e a supervisão recebida é eventual. Por fim, os terceiros são os Analistas, que possuem formação superior completa, com pós-graduação ou MBA completos, são profissionais que realizam atividades complexas, alta responsabilidade, com rara supervisão, pois, possuem grande autonomia e experiência, são uma espécie de vice-chefes de cada departamento, podendo até dar ordens na autonomia a eles delegadas pelos seus supervisores. A classificação da maturidade. Acima destes cargos citados, vem os Supervisores que lhes chefiam. Os níveis de maturidade não são aplicados aos auxiliares como disse são sempre juniores, e nem aos supervisores ou cargos acima, pois, sempre são sêniores. Quanto aos Assistentes ou Analistas, os níveis de maturidade são aplicáveis normalmente apenas na existência somente de Assistentes ou somente de Analistas, e ambos casos haverá a ausência de Auxiliares. Assim, um Auxiliar começa como Assistente ou Analista Júnior e assim sucessivamente. Algumas empresa ainda classificam os cargos como Auxiliar (na maturidade júnior), Assistente (na pleno) e Analista (na sênior), mantendo as nomenclaturas iniciais sem citar as maturidades, nestas empresas a carreira começa como Auxiliar, depois, Assistente, a seguir Analista, podendo depois chegar a supervisão, gerência e direção. Lembro que na prática empresarial, não existe um padrão rígido no tratamento de titulações de cargos de uma boa parte das empresas, inclusive, grandes, gerando por isto muita confusão de conceitos, precisando-se para isto entender bem os cargos e a cultura de cada empresa. De nada! Atenciosamente, Prof. Juliano.

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  9. Tb adorei seu blog, obrigada por compartilhar conosco informação de alta qualidade.

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  10. Amei seu blog, muito claro e muito útil, informações ricas e precisas com uma linguagem de fácil interpretação e compreensão, parabéns.

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  11. Boa noite, quais são as dúvidas mas frequentes que o gestores tem sobre descrição de cargos?

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    1. Boa Tarde, principalmente em como descreverem os cargos, pois, algumas empresas delegam esta atividade a eles, o ideal é quem alguém do RH os capacitem, ou mesmo, faça as descrições em conjunto. Atenciosamente, Prof. Juliano.

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  12. Professor, seu texto é muito detalhado e de fácil entendimento. Parabéns, e obrigada por tirar algumas dúvidas minhas, e acredito que de muita gente.
    Estou precisando fazer uma descrição de cargo para uma função subordinada a minha, e sua explicação foi muito útil.

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    1. Certo Leitora, obrigado pelo elogio, que ótimo que lhe ajudou, volte sempre. Atenciosamente! Prof. Juliano.

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  13. Este comentário foi removido pelo autor.

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