domingo, 8 de julho de 2012

Ferramentas de Gestão da Qualidade: PDCA

O PDCA é uma ferramenta de gestão que permite a melhoria contínua dos processos de produção, qualidade e de negócios. Esta metodologia também é conhecida como “Plan-Do-Check-Act”, cujas primeiras letras de cada palavra em inglês ao serem unidas dão o nome de PDCA.

A ferramenta de gestão PDCA é internacionalmente reconhecida, tanto é que a própria norma ISO 9001/2008 em sua introdução ao tratar da abordagem de processos para o desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia de sistemas de gestão da qualidade, possui uma nota recomendando que adicionalmente possa ser aplicada a metodologia do PDCA para todos os processos.

O PDCA é tratado como um ciclo de melhoria contínua, também conhecido como ciclo de Shewhart que foi quem o idealizou ou ciclo de Deming que foi quem o aplicou e o disseminou mundialmente. O PDCA se divide em quatro etapas de ciclos contínuos:

 -Plan (planejar): Definir antecipadamente objetivos, metas, caminhos, requisitos, políticas e processos necessários para gerar resultados de acordo com as necessidades dos clientes e dos negócios, ou problemas que impeçam isto e partir destes fixar um plano de ação com as devidas correções.

-Do (fazer): Implementar os objetivos e processos, enfim executar todo o plano de ação;

-Check (checar): Controlar e medir periodicamente os resultados dos processos, produtos e serviços, bem como o alcance de tudo o que foi planejado na etapa “Plan” e o andamento do plano de ação, podendo detectar acertos e erros.

-Act ou Action (agir): Realizar as ações para promover melhoria contínua do desempenho dos processos agindo conforme o que foi avaliado na etapa “Check” corrigindo eventuais erros a partir de investigações de suas causas e com base nelas criar e fazer as ações corretivas.

O PDCA é representado por um círculo de 4 quadrantes onde cada quadrante significa cada etapa pela busca continua das melhorias
Imagem luisfigaro.com.br

A seguir apresento um exemplo do uso da metodologia PDCA na vida pessoal (para facilitar seu entendimento, mas depois transfira para uso empresarial) para a compra de um automóvel:

P-(Plan) Planejar: Fixar o objetivo, por exemplo, o de comprar um veículo, e a partir disto verificar e comparar preços e condições de pagamento, analisar antecipadamente o seu orçamento pessoal presente e futuro;

D-(Do) Fazer: Realizar a compra do automóvel, ou seja, por em prática o planejado;

C-(Check) Checar: Conferir se as condições planejadas estão indo bem, verificar se houve algum gasto extra adicional que impacte no planejado,

A-(Act) Agir: Investigar o por quê do gasto extra, ou seja, a sua causa, e como corrigir o problema do impacto, por exemplo, cortando ou reduzindo gastos de outros itens para transferir o recurso.

Idêntica ação pode ser desenvolvida tanto na área empresarial, como profissional, o que mudará é apenas a forma de atuação, você pode fazer um PDCA para implantar um novo produto na sua empresa, para adquirir equipamentos numa empresa, para criar um processo, enfim para diversas coisas.

4 comentários:

  1. Boa noite,Gostaria que o senhor tirasse essa dúvida: Qual importância do PDCA para a implementação da Norma ISO 9001:2008 em uma empresa de pequeno empreendimento tipo: Supermercado?
    que maneira a ISO 9000 ajudaria (se a empresa não for certificada) a melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços? Desde já grata.

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    1. Boa Tarde Leitora, o PDCA é um método que a norma ISO usa como base para a sua proposta de melhoria contínua em todos os processos de uma empresa, sendo uma ferramenta de objetiva aplicação o PDCA pode ser aplicado em qualquer tipo de empresa, bastando-se realizar suas 4 etapas continuamente num ciclo permanente, ou seja, planeja-se as melhorias, se põe elas em prática, monitoram-se elas com indicadores e age-se sobre eles, seja para aumentar as melhorias atingidas, seja para corrigir a busca das melhorias ainda não alcançadas. Em resumo, você somente se certifica pela norma ISO seguindo o método PDCA, citado, inclusive, na própria norma e base para vários requisitos dela. Se sua empresa não busca uma certificação ainda, pois isto tem um custo, nada impede que você ainda assim implante os princípios da norma ISO nela, o que reduzirá ainda os custos futuros de implantação, podendo-se ler a norma e realizar você mesma as implementações, como a norma é técnica para quem nunca trabalhou na área da qualidade ou realizou cursos sobre ela, nem todos os requisitos são de fácil entendimento, o que requer leituras complementares sobre os itens de dúvidas na internet. A norma ISO auxiliar em inúmeras melhorias como abordagem da empresa por processos de modo que todas as áreas se integrem, acompanhamento de indicadores para melhorias, seleção e desenvolvimento de fornecedores, controle da satisfação de clientes, calibragem adequada de equipamentos, regramento dos treinamentos e descrições de cargos, análise crítica da diretoria sobre as melhorias, controle de documentos, procedimentos padrões para as áreas, gestão de recursos, entre várias outras vantagens. A diferença de uma empresa ser certificada, é que o certificado é reconhecido mundialmente pela qualidade, abrindo mais espaços no mercado e a empresa sofre auditorias externas de órgãos de certificação. Não tem de quer! Prof. Juliano.

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  2. Obrigada,pelo esclarecimento.

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