Planejar é vital para qualquer
empresa independente do seu porte ou segmento, pois permite que a empresa
conheça o ambiente no qual está inserida, tanto internamente e regionalmente,
como externamente e mundialmente, sendo isto o principal pilar de um planejamento
estratégico.
É sabido que no Brasil, muitas empresas são abertas, mas também que tantas outras são fechadas em quantidade até maior que as aberturas, tendo em vista que alguma quebram e não baixam seus registros. Uma das causas disto, é o fato de que muitas delas tem falta de planejamento e outras tanta o realizam de forma inadequada. Sabe-se que outros fatores como a crise também aumentam este número de empresas que morrem, mas quando a empresa planeja bem, tende a ter mais chances de sobreviver num mercado mesmo adverso.
Neste cenário, o planejamento estratégico é uma
ferramenta de gestão que serve para orientar e direcionar uma empresa em como
tratar as diferentes vantagens e desvantagens que surgem ou poderão surgir em
seu caminho, levando em consideração tanto o presente como o futuro e com isto
reduzindo a ocorrência de surpresas. Enfim o planejamento estratégico prepara a
empresa para lidar, tanto com o seu momento atual, como com os seus momentos
futuros, pois, a partir dela a empresa organiza antecipadamente todos os seus
recursos financeiros, humanos e materiais.
É sabido que no Brasil, muitas empresas são abertas, mas também que tantas outras são fechadas em quantidade até maior que as aberturas, tendo em vista que alguma quebram e não baixam seus registros. Uma das causas disto, é o fato de que muitas delas tem falta de planejamento e outras tanta o realizam de forma inadequada. Sabe-se que outros fatores como a crise também aumentam este número de empresas que morrem, mas quando a empresa planeja bem, tende a ter mais chances de sobreviver num mercado mesmo adverso.
Imagem http://www.odiariodaregiao.com
|
Dentro de um planejamento
estratégico a empresa cria os seus propósitos estratégicos que na realidade são
os seus objetivos para o presente e futuro e que precisam conter estratégias
para serem atingidos. Assim, é vital para a empresa que o conhecimento destes
propósitos estratégicos não se limite apenas a sua diretoria, como muitas fazem
pelo Brasil, mas que também sejam divulgadas aos seus colaboradores, pois,
estes é que poderão contribuir para o alcance dos objetivos da empresa, por
estarem inseridos no dia a dia e na proximidade de cada operação.
O planejamento estratégico deve
ser realizado visualizando os 5 anos futuros da empresa e não ser tratado como algo rígido, e sim
flexível as realidades do negócio e do ambiente, pois, os ambientes sofrem
variações, principalmente o ambiente externo que é controlado por variáveis de
fora como o Governo e pela economia mundial por exemplo. Portanto, o
planejamento estratégico deve ser sempre acompanhado no dia a dia da empresa e
revisado ao menos anualmente.
É vital ainda, que a empresa crie
e monitore permanentemente os indicadores de performance do negócio, para medir
o andamento e desempenho das suas ações e decisões, por exemplo, acompanhar os seus níveis
de vendas, níveis de satisfação de clientes, níveis de produção, níveis de
estoques, níveis financeiros, etc.
Os níveis de estoque por exemplo,
devem ser acompanhados por indicadores, porque quando a empresa realiza compras
ela paga um valor por elas, valor este que nem sempre retorna com uma venda a
curto prazo, portanto, um excesso de estoques significa dinheiro parado, e
mesmo a liquidação quando houver muita demora pode corresponder perda de
dinheiro pelos descontos que se dá. Porém, mesmo assim, um nível de estoques é
sadio para as empresas, desde que pensado estrategicamente, pois, toda a
empresa precisa de algum estoque para demonstração e revenda. Além disto, há
alguns estoques, os chamados estoques de segurança que precisam estar sempre
atualizados e completos, assim, como daquelas mercadorias que devam ser
adquiridas antecipadamente, por demora de fabricação ou raridade no mercado.
Toda a empresa deve monitorar as
épocas que tendem a venderem bem ou mal, como por exemplo, na temporada de
verão onde as empresas de cidades não litorâneas tendem a ter suas vendas em
queda pelas férias e idas dos seus consumidores para as cidades litorâneas
desfrutarem das praias. Fato inverso tende a ocorrer com as empresas das praias, que
nesta época tendem a vender melhor e pior no restante do ano. Logicamente este fator tende a ocorrer bem mais nos segmentos do comércio.
As datas magnas também devem ser
levadas em conta, pois, normalmente aumentam o pico de vendas como Natal, Dia
dos Pais, Dia das Mães, etc.
O planejamento estratégico devem
ainda contemplar os recursos humanos que são e serão necessários para as
operações presentes e futuras da empresa, pois, nem sempre o mercado oferece
pessoas capacitadas e dentro do perfil necessário de uma empresa, gerando por
vezes, demora de contratação.
Normalmente o planejamento
estratégico de uma empresa é feito com base em outras duas ferramentas de
gestão, a primeira delas é a Matriz Swot que permite visualizar todo o cenário
no qual a empresa está exposta, considerando, as oportunidade e ameaças que lhe
assolam, assim, como os seus pontos fortes e pontos fracos para lidar com elas.
A outra ferramenta de gestão é o
método 5W2H que permite criar e organizar plano de ação dentro de uma lógica
composta por 7 perguntas que devem ser respondidas pela empresa e cujas
respostas servem de guia no planejamento estratégico.
Ambas ferramentas já estão
discutidas em postagens anteriores neste blog, as quais recomendo leitura para
complementar este tema. Com base no uso racional destas duas ferramentas de gestão somadas: Matriz Swot e 5W2H, e levando em consideração os princípios de um planejamento, entendo que a empresas que queiram planejar, possam organizar um bom planejamento estratégico, desde que conheçam bem o seu o próprio negócio e insiram as informações dele no uso destas ferramenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é Muito Importante!