sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Como vencer o Desafio do Primeiro Emprego?

Historicamente os jovens sempre encontram dificuldades para ingressarem no mercado de trabalho, além do desaquecimento em tempos de crise econômica que amplia este problema, a maior dificuldade é a falta de experiência dos jovens candidatos e mais que isto a falta oportunidade para que aprendam. Ninguém nunca terá experiência se ninguém lhe dar uma chance de aprender, porém, infelizmente isto não é levado em conta na maioria dos processos de seleção para vagas de emprego. Então o que fazer? Vamos logo às dicas que se não resolverem seu problema para obter o 1º emprego, com certeza ao menos reduzirão suas dificuldades. Eu próprio passei por isto, supri esta dificuldade fazendo cursos seguidos, estudando bastante e vendo as dificuldades como desafios. Prestei o serviço militar para pegar experiência, fiz um curso técnico em contabilidade e trabalhos voluntários. É uma situação natural e passageira, que todos nós podemos vencer.

O primeiro passo para vencer este desafio é providenciar com antecedência a sua Carteira de Identidade (nas Prefeituras Municipais ou em algumas cidades nas Delegacias de Polícia) e o seu CPF (nas agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou dos Correios). Assim que estes documentos estiverem prontos, de posse deles providencie para você a emissão da sua Carteira de Trabalho e de Previdência Social junto à Delegacia Regional do Trabalho, SINE-Sistema Nacional de Emprego ou às Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social ou de Trabalho, Emprego e Renda das Prefeituras. A emissão é gratuita e pode ser requerida por todo o cidadão a partir dos 14 anos de idade e os documentos normalmente exigidos para a emissão da 1ª via da Carteira de Trabalho e Previdência Social são a carteira de identidade ou certidão de nascimento, CPF-cadastro de pessoa física, comprovante de endereço residencial e uma foto recente de tamanho 3x4.  É importante ainda saber, que mesmo que você queira ser apenas aprendiz, precisará estar com toda esta documentação regular, pois, o aprendiz também é empregado das empresas, logo, tem carteira de trabalho assinada. Ainda que você inicialmente esteja interessado apenas em estágios ou não tenha decidido ainda ingressar no mercado de trabalho, sugiro que agilize mesmo assim a regularização desta documentação, que é burocrática e demorada, pois, quando surgir alguma oportunidade você estará pronto, inclusive, tanto para ser admitido como empregado, como para ser efetivado como empregado se estagiário. Na prática já precisei abrir mão da contratação de bons candidatos a um primeiro emprego pela falta de documentação, pois, a vaga que eu tinha em aberto era emergencial e isto nos obrigou aí a optarmos por outro candidato que já tinha a documentação completa. A seguir:
Imagem Juliano Correa da Silva
- Domine a Informática: O conhecimento de informática é obrigatório, mesmo para vagas que eventualmente não exijam experiência, portanto, faça cursos ou pratique por conta própria em seu computador ou no de um amigo ou ONG. Você deve dominar no mínimo Windows, o editor de textos Word e a navegação na Internet e uso de e-mails.  Se puder vale ainda conhecer o Excel que lhe permitirá o uso de planilhas eletrônicas de cálculos. Sua digitação precisa ter velocidade ao menos normal, não precisa ser um rápido digitador, é inadmissível os chamados “catar milho nas teclas”, ou seja, precisa ao menos digitar com velocidade média e poderá, inclusive ser testado. Deve ainda dominar o salvamento de arquivo em pen drive ou CD, pois, num teste isto pode ser pedido, pois, nem sempre permite-se que o candidato salve no drive C da máquina.
- Prossiga os Estudos: Hoje em dia o ensino médio já é considerado pouco, porém, infelizmente nem todos podem pagar uma faculdade, assim, se com ele nem sempre o sucesso se garante, pior, ainda será sem o mesmo. Dependendo do cargo que você concorre o Ensino Médio pode ser ainda um diferencial, diversas foram as ocasiões em que entrevistei Porteiro e Vigilantes em vagas que exigiam o Ensino Fundamental, mas no desempate de candidatos optávamos por aqueles que tinha Ensino Médio o que era um diferencial, principalmente, para o contato com o público. Outro fator que não pode-se esquecer é que hoje, existe o ENEM que permite o ingresso de estudantes mais carente na faculdade sem custos, então, se dedique ao mesmo, e para que ainda está estudando o ensino fundamental ou médio, lembro para que dediquem desde já, pois, isto facilitará com que você lembre do que aprendeu no ENEM aumentando suas chances de aprovação.
- Faça Trabalhos Voluntários: Além valorizar sua posição social frente aos demais candidatos como exemplo de cidadão, isto, lhe permitirá vivência prática e aprendizado, eu próprio tive minha primeira experiência como Professor numa ONG e dali fui contratado pelo SENAC.
- Participe de Programas de Aprendizagem: Hoje estão muito difundidos os programas de aprendizagem do SENAC, SENAI e CIEE. São programas gratuitos que dão cursos aos jovens de 14 a 24 anos e propiciam uma parte prática nas empresas, permitindo uma profissão e ainda efetivações em diversos casos. São os chamados programas de aprendizes.
- Faça Estágios: Os programas de estágio também são um ótimo caminho de entrada no mercado de trabalho e com boas chances de efetivação, portanto, tente sempre estagiar enquanto estuda.
- Trabalhe com Parentes ou Amigos: Sempre que possível trabalhe com parentes ou amigos, mesmo que recebendo pouco para aprender.
- Faça um Currículo: O simples fato de você não ter experiência, não significa que não possa e deva possuir um currículo, existem modelos na internet de currículos de primeiro emprego. Você deve neste tipo de currículo valorizar sua experiência em estágios, voluntariado, trabalho com parentes, estudos, vivências no exterior se possível e cursos.  Jamais coloque números de documentos no currículo. Tente ainda ter um bom desempenho na entrevista demonstrando todo o seu potencial.
- Se Motive: Ninguém, nem você mesmo contrataria uma pessoa desmotivada, assim, você deve ver esta dificuldade como algo normal que todos passam para ingressar no mercado e que é apenas um desafio a ser vencido, pois, se os outros conseguiram, você conseguirá também. Não hesite em pedir conselhos a professores, amigos, parentes e profissionais, pois, toda  a dica sempre ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é Muito Importante!