O Open Office é uma estratégia de
seleção de novos talentos que consiste em abrir as portas dos escritórios de uma
empresa por um ou mais dias para receber a visita de estudantes e de
profissionais recém-formados no intuito de captar candidatos a novos talentos
através do encantamento destes pela empresa e por suas políticas.
Neste ato normalmente é oferecido
aos candidatos um coquetel antes ou após o evento, a seguir é apresentada uma
palestra de um gestor demonstrando a empresa, sua história, seu negócio com
seus produtos e serviços e as suas políticas de recursos humanos. Algumas
empresas neste encontro ainda apresentam um vídeo institucional. Sugiro ainda
de modo a cativar e integrar ainda mais o público a aplicação de uma dinâmica
de grupo antes da palestra. Pode-se ainda fazer um tour pelas instalações da
empresa demonstrando suas operações in loco, o que tende a aguçar ainda mais o
interesse do público em se candidatar a vaga.
Aos estudantes, esta estratégia
criar um espaço que além de oportunizar uma chance de emprego, oportuniza uma
aproximação de como funciona a prática cotidiana que lhes espera assim que se
formarem, além disto, o Open Office permite que os presentes possam criar uma
rede de contatos para trocarem informações, experiências e até novas propostas
de emprego.
No Brasil esta técnica não é
ainda muito usada, embora algumas empresas já a usam na captação de traineess, mas
é uma estratégia que vem ganhando espaço de inclusão nas políticas de RH das
empresas mais inovadoras e competitivas, dado a chance de bom resultado e aos
poucos recursos financeiros que se exige, uma vez, que o convite aos estudantes
e recém-formados pode ser feito em parceria com as universidades e escola
técnicas, envolvendo ainda os grêmios estudantis, sem qualquer custo.
Imagem Juliano Correa da Silva |
Para realizar um Open Office de
forma eficiente sugiro os seguintes passos:
- Planeje: Reserve
antecipadamente uma sala adequada na empresa, ventilada, reservada, com acesso
a internet, notebook e data show, lembre-se constantemente que a imagem da
empresa deve ser sempre levada em conta, podendo ela aproximar ou até mesmo
afastar os candidatos se mal trabalhada;
- Preparo: Prepare um material
especificamente para o Open Office contemplando um breve vídeo institucional da
empresa e um bom palestrante que domine bem o negócio, hoje, sendo o RH um setor
estratégico nas empresas, deve ter ele boas noções do negócio para apresentar,
podendo, até contar com o apoio de algum gestor de área;
- Recepção: A recepção deve ser
um acolhimento dos candidatos, eles devem ser recebidos com o maior zelo e
educação, sentir-se bem. Já na recepção, peça gentilmente o nome, telefone e
e-mail de cada um dos candidatos, aproveitando a ocasião para lhes entregar um
brinde da empresa como uma caneta e bloco de anotações, isto além de útil ao
Open Office, trabalha a marca;
- Dinâmica de Grupo: Antes do
começo da palestra aplique uma dinâmica de grupo com foco integrativo de modo a
quebrar o gelo do grupo e integrar o mesmo, use técnicas que privilegiem a visualização
de afinidades e que sejam objetivas e de fácil entendimento;
- Palestra: Comece apresentando
um vídeo institucional da empresa com duração curta e a seguir engate uma breve
palestra de apresentação empresarial que deve ser completa, mas jamais
exaustiva, e sim objetiva, não pode em hipótese alguma levar mais que 30
minutos, também não deve ser inferior 20 minutos. Pode incluir um breve e direcionado tour pelas instalações da empresa;
- Coquetel: Faça um intervalo de
15 minutos, neste espaço sirva um coquetel para os candidatos e permita uma
integração entre eles, o cardápio pode ser médio, envolvendo café, água,
refrigerante e wafers, bolachas, que são de fácil digestão e aceitação;
- Relatos: Você pode permitir ao
fim da palestra que alguns profissionais da empresa apresentem brevemente seus
relatos positivos de como é atuar na empresa;
- Espaço para Perguntas: Embora
se corra o risco de por vezes atrapalhar as apresentações, entendo que o espaço
deva ser livre, ou seja, que o público possa já ir perguntando durante a
palestra, pois, quanto maior for a interação, mais laços e interesses se criam,
ainda assim, ao final mantenho um espaço para as perguntas finais;
- Despedida: Agradeça a
participação dos candidatos e abra um espaço para que os interessados enviem
seus currículos para empresa. Acompanhe os candidatos até a saída dando os
cumprimentos finais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é Muito Importante!