O Exame Nacional de Desempenho de
Estudantes (Enade), é um tipo de prova elaborada pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ligado ao Ministério de
Educação e Cultura (MEC), para avaliar os alunos prestes a concluírem os cursos
de graduação em suas formações, sendo de participação obrigatória pelos mesmos,
sob pena de não colarem grau, ou seja, de não serem diplomados, e que constará
em seus respectivos históricos escolares, ocorrendo a cada 03 anos para cada
área de formação dos cursos de superiores.
O Enade faz parte do Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que permite juntamente com
outras avaliações, verificar a qualidade dos cursos superiores e das
instituições de ensino que os ministram no Brasil.
Imagem G1 -Globo.com |
O modelo de prova padrão Enade
possui qualidade indiscutível, portanto, nesta postagem irei trazer algumas
discussões e dicas básicas a respeito de como nós Professores do Ensino Formal, ou
mesmo os Instrutores de Treinamento, podemos adotar provas no modelo padrão Enade para avaliar o aprendizado dos nossos alunos ou treinandos.
Discussões estas que virão a partir do conhecimento que venho tendo
adotando avaliações neste padrão em minhas turmas de alunos desde de o ano de
2014, padrão no qual tenho constatado uma efetiva melhoria no aprendizado destes,
pois, as provas modelo Enade são reflexivas, e assim sendo, se tratam de
avaliações onde o aluno efetivamente também aprende com elas pois, precisa
pensar criticamente.
No seu modelo original e prático,
a prova Enade em seu geral como avaliação, normalmente é composta para até 04
horas de duração e a permanência obrigatória do aluno concluinte, o qual neste
texto chamarei de respondente, na sala é de no mínimo 01 hora. A prova contém
40 questões, sendo 10 questões que tratam da formação geral avaliando os conhecimentos
gerais (8 questões de múltipla escolha e 2 discursivas), que valem a 25% da
nota da prova, e por 30 questões que tratam da formação específica avaliando os
conhecimentos específicos da área de estudo contendo (27 questões de múltipla
escolha e 3 discursivas), que tem peso de 75% na nota.
A prova é normalmente composta
por 30% de questões fáceis, 40% de questões medianas e 30% de questões difíceis,
apresentando assim, um equilíbrio.
Deve-se na elaboração de
avaliações modelo Enade considerar o tempo de leitura de cada questão para a
previsão da duração da prova, pois, as questões envolvem maior reflexão do
respondente do que em uma prova tradicional, demorando, portanto, mais tempo.
ESTRUTURA DE CADA QUESTÃO DA AVALIAÇÃO MODELO ENADE
Em relação à estrutura de cada questão da avaliação modelo Enade, esta é composta
por três partes contendo: um Texto Base, um Enunciado e Alternativas de
Respostas. Todas estas partes não devem favorecer a simples memorização ou
recordação do respondente.
Texto Base: Apresenta a situação-problema (uma espécie de desafio
que gerará a resposta para a questão), sendo baseada em livros, artigos, revistas
ou jornais de forma introdutória, e ainda podem requerer a análise tabelas,
gráficos, figuras e imagens. No texto base a fonte das informações sempre deve
ser citada conforme as normas da ABNT, estando ele sempre relacionado com cada
questão e normalmente, abordando assuntos atuais ou clássicos.
Enunciado: Trata-se de um comando curto e claro na forma de
pergunta ou de frase a ser completada ou respondida por alternativas de
respostas, que irão requerer sempre a assinalação da resposta que estiver
correta. Deve ser variado quanto ao seu tipo ao longo da prova. Podem conter a
palavra “apenas”, caso a mesma não conste nas alternativas. Não são
apresentadas nos enunciados pegadinhas, com o uso da palavra exceto, por
exemplo, ou que privilegiem a busca pela resposta incorreta, mas sim a resposta
correta, sempre na forma afirmativa. Também não são apresentadas alternativas
em que todas as respostas estejam certas ou erradas e a disposição é
normalmente da menor para a maior resposta.
Alternativas: São as possibilidades de respostas, compostas
por 05 respostas, com 01 gabarito plausível de resposta correta e outros 04
distratores plausíveis de respostas incorretas, os distratores jamais podem ser
absurdos, fantasiosos ou evidentes, devem gerar dúvidas em cada resposta de
forma que pareçam corretas para respondentes que não dominem perfeitamente a
resposta certa, embora devam ser inquestionáveis, ou seja, bem elaborados. Também
podem conter a palavra “apenas”, caso a mesma não conste no enunciado. Tanto o
gabarito (resposta certa), como os distratores (respostas erradas), não devem
induzir o respondente ao acerto ou ao erro, mas sim, fazer com que ele traga de
seu grau de conhecimento a sua própria resposta.
As opções de respostas se repetem
na mesma quantidade, e a extensão delas não são longas e são parecidas entre si
quanto ao tamanho.
TIPOS DE QUESTÃO DA AVALIAÇÃO MODELO ENADE
A formas das questões da
avaliação modelo Enade, podem se classificar nos diferentes tipos de questões a
seguir:
Verdadeiro ou Falso: são questões que consistem em marcar V para as
respostas verdadeiras e F para as respostas falsas. Normalmente, são pouco
usadas nas provas modelo Enade.
Ordenação: tratam-se de questões que se baseiam em sequenciar
elementos de acordo com a sua ordem correta, normalmente, são questões pouco
usadas nas provas modelo Enade.
Preenchimento de Lacunas: são representadas por questões que apresentam
entre 1 e 3 espaços para preenchimento somente por cada questão.
Associação entre Colunas: são questões que consistem em associar um
par de colunas, onde a 1ª coluna apresenta os títulos dos conceitos e no outro
lado, a 2ª coluna traz de forma desordenada as respectivas respostas para cada
um dos conceitos. Normalmente a associação entre colunas se dá por números ou
letras.
Discursiva: aborda questões dissertativas, portanto, abertas, que giram
em torno de 15% das questões da avaliação, e possuem um enunciado claro e
determinado no conteúdo buscado para a resposta, evitando o uso de meras
opiniões em suas respostas. Visam analisar a clareza, o vocabulário, a correção
gramatical, a capacidade de síntese e coesão de ideias do respondente, assim,
como se as suas fundamentações estão conforme o estudo do conteúdo proposto.
Nestas questões seus enunciados podem ainda requerer relações entre as causas e
efeitos ao abordar algum assunto, e indicam um padrão da forma de resposta
esperada.
O espaço para resposta de cada
questão discursiva compreende 15 linhas, e desconsidera a avaliação de qualquer
texto que ultrapasse este limite de espaço destinado.
Múltipla Escolha: representam a maioria das questões da avaliação,
são compostas por questões objetivas que permitem múltiplas escolhas de
respostas através de várias frases, podendo ser mistas, onde apenas uma é a
correta. Se dividem em questões de Resposta Múltipla, Complementação Simples, Interpretação
e Asserção/Razão.
TIPOS DE QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA NA AVALIAÇÃO MODELO ENADE
Resposta Múltipla: trata-se de um tipo de questão que apresenta
múltiplas alternativas para serem refletidas, onde apenas uma dentre estas será
a resposta correta.
Complementação Simples: apontam um comando para a resposta a partir
de uma frase incompleta no enunciado e cujo complemento é a resposta que se
acha em uma das alternativas, são questões pouco usadas.
Interpretação: são compostas por questões interpretativas de
tabelas, gráficos, figuras, imagens, ou mesmo de textos com uma situação
problema, que exigem uma análise do respondente baseada numa correta
interpretação, e posterior, assinalação correta de uma das alternativas de
respostas propostas.
Asserção(Proposição)/Razão(Causa): são questões compostas por duas
proposições, que trazem a palavra PORQUE, entre elas, onde a segunda é a razão,
justificativa ou mesmo oposição à primeira proposição, requerendo a análise de
relações entre ambas proposições. Assim, excepcionalmente, neste tipo de
questão há tanto opções afirmativas, como negativas. Estas questões contém uma
relação, questionando se há correção ou não, se uma questão justifica ou não a
outra, se uma é verdadeira e a outra é falsa, ou se ambas são verdadeiras ou ambas
são falsas. Normalmente consistem na minoria das questões da avaliação, mas são
as que apresentam maiores índices de dificuldades de respostas pelos
respondentes.
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