Nesta postagem vamos falar da ferramenta de administração estratégica
Matriz SWOT, também muito conhecida como Análise SWOT, e como de hábito procurarei juntar a formalidade necessária para
explicar este conhecimento, porém, de um modo mais claro o possível, para que não
só permita o entendimento de profissionais experientes na área ou alunos de
cursos superiores, como também de alunos de quaisquer outros cursos e demais
leitores interessados no assunto. A Matriz SWOT é uma das principais e das mais usadas das ferramentas para a elaboração de um Planejamento Estratégico empresarial.
As empresas em todo o mundo são
afetadas por um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, onde os
clientes ficam cada vez mais exigentes e os concorrentes cada vez mais fortes e
multiplicados.
Nesta situação as empresas que
querem crescer e sobreviver, precisam contar em sua administração com
conhecimentos e ações estratégicas.
Precisamos assim inicialmente
clarear o conceito de estratégia,
estratégia é um modo de pensar
antecipadamente levando em conta todos os riscos, recursos e resultados previsíveis,
positivos ou não, criando alternativas
conforme os mesmos para o alcance do
sucesso antes de se tomar uma
decisão e por conseqüência uma ação.
A estratégia minimiza os riscos
de erros, poupa recursos, aumenta os acertos, reduz erros, e ainda permite um
planejamento futuro, reduzindo o grau de incerteza sobre fatos futuros. No
mundo empresarial, quando falamos de administração
estratégica, isto significa que queremos buscar e propor uma forma de
gerenciar uma empresa sempre com estratégias.
Para uma administração estratégica, o administrador precisa fazer uso, além
de outros conhecimentos, de ferramentas
de gestão, que são diversos tipos de
instrumentos que lhe facilitam a
criação de estratégias de gestão numa empresa. Aqui estudaremos a Matriz SWOT como ferramenta de gestão, mas antes disto vamos esclarecer os
conceitos que a cercam.
Temos como cenário a forma como os
ambientes estão ocorrendo atualmente e forma como tendem a acontecerem no
futuro, por exemplo, quando falamos de ambiente em termos de aspectos
econômicos, temos que levar em conta o atual momento do país e as suas
tendências futuras, isto reduz o risco da empresa ser pega de surpresa por
alguma mudança econômica previsível.
O ambiente é composto por tudo aquilo que está em torno ou dentro de uma empresa e que pode
lhe afetar de modo positivo ou negativo
e se divide em dois tipos: ambiente
externo quando está fora da
empresa e ambiente interno quando
está dentro dela.
O ambiente externo de uma empresa é representado por diversos fatores e entidades, podemos citar como
alguns exemplos os aspectos econômicos,
políticos, sociais, legais, sindicais ou tecnológicos. Fazem parte do ambiente externo ainda os clientes, concorrentes, fornecedores e
outros agentes externos.
O ambiente interno de uma empresa é representado por diversos fatores como: maquinários, infraestrutura,
processos de trabalho, empregados, clima organizacional, estilos de chefias,
rotatividade de mão de obra, treinamentos, etc.
A Matriz SWOT que é uma ferramenta de gestão estratégica competitiva que serve de instrumento de análise estratégica do ambiente interno e do ambiente externo
de uma empresa, tratando-se de uma confiável, eficaz e fácil ferramenta de
gestão, desde que usada com bom senso, racionalidade e conhecimento.
É um instrumento que leva em
conta os principais e diferentes cenários que envolvem uma empresa e que é
bastante usado por consultores, gestores e executivos de primeira linha para o
alinhamento das estratégias organizacionais.
A Matriz SWOT é um modelo muito usado nos Estados Unidos na administração estratégica das
empresas e que vem sendo usada também no
Brasil e em diversos outros países do mundo, este instrumento é um diagnóstico apresentado como uma espécie de fotografia real dos cenários que
atingem direta ou indiretamente uma empresa e que permite fazer, prever e antecipar as ações estratégicas de uma
organização. É uma ferramenta fundamental e muito usada na elaboração dos Planejamentos Estratégicos das organizações.
A partir da Matriz SWOT consegue-se identificar
as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de uma empresa mapeando os ambientes interno e externo
que da empresa para a definição de estratégias de gestão.
As forças (representadas nome SWOT pela letra S inicial de Strenght em
inglês), são representadas pelos pontos fortes da empresa e que estão dentro dela, que favorecem o aproveitamento das
oportunidades e o combate as ameaças vindas de fora da empresa. Já as fraquezas (representadas nome SWOT pela
letra W inicial de Weakness em inglês), são
o contrário, são vistas como os pontos
fracos da empresa e vem de dentro dela, que dificultam o aproveitamento das oportunidades e o combate as ameaças
vindos de fora da empresa.
As oportunidades são fatos
positivos que devem ser aproveitados pela empresa, pois, podem lhe permitir
vantagens, ganhos, redução de custos ou crescimento. (são representadas no nome
SWOT pela letra O inicial de Oportunitty em inglês). Já as ameaças
são fatos negativos que tendem a prejudicar a empresa e que
precisam ser eliminadas ou evitadas por ela. (são representadas no nome
SWOT pela letra T de Threat em inglês).
Os pontos fortes de uma empresa devem
ser usados para atacar e reduzir as ameaças e para aproveitar ao máximo as oportunidades e sempre que possível melhorados. Já os pontos
fracos, devem ser constantemente observados
buscando-se reduzir ao máximo os
mesmos e realizar as suas defesas.
Para isto a Matriz SWOT permite
uma análise de todo este cenário e a criação de ações de administração estratégica
para o alcance destes objetivos acima citados, a fim de terminarmos esta postagem
vamos para um exemplo final por etapas para facilitar o entendimento.
1º Analise o ambiente externo a
partir de suas oportunidades e ameaças presentes e futuras;
2º Analise o ambiente interno
verificando a capacidade dele para aproveitar as oportunidades e atacar as
ameaças fazendo um cruzamento das informações obtidas, os pontos que tiverem
capacidade de aproveitar oportunidades e combater ameaças serão identificados
como pontos fortes, os pontos que ao contrário não tiverem capacidade para
aproveitar as oportunidades e atacar as ameaças serão identificados como pontos
fracos;
3º Crie ações estratégicas que
permitam usar os pontos fortes para aproveitarem as oportunidades, ou para com
elas se tornarem mais fortes ainda;
4º Crie ações estratégicas para
usar os pontos fortes para proteger os pontos fracos e se possível eliminar ou reduzir
os mesmos;
5º Crie ações estratégicas para
melhorar os pontos fracos a partir de aproveitamento de oportunidades, ou
ajuste dos mesmos se possível, e em paralelo indicadores de controle e de
observação permanente dos mesmos para reduzir os riscos destes;
6º Compare os pontos fracos com as
ameaças, e se a situação for extrema, crie ações estratégicas que conduzam a
empresa a sair deste caso de alto risco.
Os pontos fortes, pontos fracos,
oportunidades e ameaças de uma empresa tendem a ser mais de um sempre, não
existindo número máximo, porém, e nem todos estão sempre diretamente
relacionados.
Por exemplo, uma empresa tem como
forte o seu forte poder financeiro e como ponto fraco a rotatividade de seus empregados.
Como uma oportunidade a empresa tem a possibilidade de comprar um terreno ao
seu lado a um bom preço para ampliar a sua estrutura e como ameaça a entrada de
um novo concorrente no mercado.
O ponto forte de poder financeiro
poderia ser usado para aproveitar a oportunidade realizando a comprar do terreno
e a ampliação da empresa, assim, como para reduzir o ponto fraco de
rotatividade de empregados proporcionando-lhes a partir do resultado de uma
pesquisa de clima, se nela fosse constatada como um dos motivos um reajuste e
melhoras nas suas condições de trabalho. No que se refere à ameaça dos concorrentes,
o ponto forte ao ser usado, permitiu que a empresa possa crescer aumentando a
sua distância dos mesmos e reduzir ainda o risco de que seus empregados vão
para o mesmo.
Ao final passe para o mais usado modelo da Matriz SWOT conforme ilustração acima colocando em cada um dos quadrantes as respectivas forças (pontos fortes), fraquezas (pontos fracos), oportunidades e ameaças por você identificados e juntamente com eles as ações da administração estratégica a serem seguidas, podendo ainda fazer este exercício transcrevendo o nosso exemplo do penúltimo e antepenúltimos parágrafos anteriores à figura para uma maior compreensão prévia.
Imagem digaasnovas.blogspot.com.br |
Ao final passe para o mais usado modelo da Matriz SWOT conforme ilustração acima colocando em cada um dos quadrantes as respectivas forças (pontos fortes), fraquezas (pontos fracos), oportunidades e ameaças por você identificados e juntamente com eles as ações da administração estratégica a serem seguidas, podendo ainda fazer este exercício transcrevendo o nosso exemplo do penúltimo e antepenúltimos parágrafos anteriores à figura para uma maior compreensão prévia.
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