O
ensino ou educação a distância,
popularmente conhecido pela sigla EAD,
ou pela palavra de origem inglesa e-learning,
que significa aprendizado a distância, vem se destacando e ocupando com alta
velocidade espaços notáveis, tanto no segmento econômico da educação formal
(cursos superiores, cursos de pós-graduação e cursos técnicos), como também na
educação corporativa (capacitações realizadas pelas empresas) e pelo ensino
livre (cursos de qualificação ou de aperfeiçoamento).
Apesar
deste avanço altamente significativo e com notado aumento do seu reconhecimento
frente ao mercado e aos profissionais, o EAD não é algo totalmente novo na
educação.
Na
realidade o EAD já existe desde os
tempos que o ensino se dava por correspondência, eram os chamados cursos por correspondências muito
presentes no passado, assim como alguns outros que já existiam pela televisão ou rádio. O EAD como modalidade
de ensino, muito embora em certos casos adequado e realizado já com qualidade em
épocas passadas, sofria um alto índice de preconceito por conta da grande
distância de formação que existia e por alguns maus cursos ofertados.
Muito
embora a distância física ainda exista, com o avanço da internet e de outras
tecnologias o EAD tem superado e reduzido muito tais preconceitos, estando hoje bem
mais próximo do aluno e proporcionando um aprendizado com os mesmos moldes de qualidade e reconhecimento de um
curso presencial convencional.
Na
educação corporativa o EAD, que no
ambiente empresarial é mais chamado de e-learning
se faz presente como uma das
metodologias de capacitação e desenvolvimento de pessoas pela área de RH,
seguindo os mesmos princípios da
educação à distância presente nos cursos de universidades e escolas, sendo
muito usado também em programas de
auto-instrução, principalmente das empresas que possuam universidades corporativas. No mercado
o e-learning para auto-instrução se faz ainda bastante
presente em cursos de inglês e em programas preparatórios para
concursos públicos e vem obtendo boa
aceitação e resultados, principalmente com vídeoaulas.
Imagem elearning2006.no.sapo.pt |
Uma
tecnologia para o EAD muito
importante é a vídeoconferência que
é uma ferramenta de EAD que se
caracteriza pela comunicação em tempo real entre diferentes grupos ou pessoas
situadas em diferentes locais geográficos permitindo discussões e até reuniões ao vivo.
No
ensino à distância a vídeoconferência
é normalmente usada para o ensino
presencial conectado com aulas ao vivo e com interatividade entre o tutor e os
alunos de modo on-line, numa espécie de teleaula dialógica, onde,
inclusive, as perguntas e respectivas
podem se dar à distância em tempo real semelhante a uma sala de aula
presencial. A videoconferência tem ainda como vantagem a possibilidade de ser gravada para fazer parte de um
acervo para consultas ou pesquisas bibliográficas futuras.
Uma
das principais e mais essenciais ferramentas
na modalidade EAD são os Ambientes
Virtuais de Aprendizagem, os chamados AVAs,
também conhecidos como Comunidades
Virtuais de Aprendizagem, as CVAs,
que hoje permitem uma proximidade cada vez maior entre o aluno e o tutor, que é um instrutor ou professor
on-line. O AVA é um espaço onde as
aulas virtuais são desenvolvidas e que permite uma interação on-line entre o aluno e o tutor através da internet,
assim, como permite a postagem de
exercícios, textos e a posterior devolução pelo aluno dos exercícios, assim a correção
pelo respectivo tutor. No mercado o principal
AVA que tem se destacado para a modalidade EAD é a plataforma conhecida
como Moodle.
Normalmente
os AVAs ficam disponíveis na internet a
partir dos sites de cada empresa
que os aderem ou de universidades que
os usam na educação à distância, a partir do acesso com login e senha.
Dentro
do Ambiente Virtual de Aprendizagem,
o AVA, são realizadas atividades síncronas e assíncronas. A diferença é que nas
atividades síncronas a comunicação
ocorre em tempo real, por meio de um chat
ou web conferência, entre o tutor e os alunos, enquanto nas atividades assíncronas a comunicação entre
o tutor e os alunos ocorrem em tempos diferentes. Nas atividades assíncronas o aluno realiza tarefas variadas conforme
definido no plano de curso e com base nos materiais e leituras disponibilizados
dentro do AVA (textos, gráficos, slides, imagens, vídeos, etc), e atividades como
tarefas, questionários, wikis e fóruns
de discussão coletiva entre os alunos e tutor.
Existe
ainda o correio eletrônico que
permite a comunicação assíncrona através do envio e recebimento de mensagens, podendo ainda anexar arquivos, sendo bastante similar ao popular e-mail, porém, situado num canal de mensagens dentro do
AVA e restrito apenas para os seus participantes.
Outra
ferramenta de grande importância e de alta inovação é chamada web conferência, que permite uma interação em tempo real entre os alunos e o
tutor com recursos de áudio, imagem,
vídeos e troca de mensagens escritas na forma de bate-papo e arquivos,
além de uma infinidade de outros
recursos. A principal ferramenta que vem se destacando nesta metodologia é
o Adobe Connect que pode estar
conectada ou não em um AVA.
O
EAD como modalidade de educação permite
uma série de vantagens como:
-
Otimização de recursos, por evitar
custos de deslocamento e de instalações, além de aproveitar o uso
das tecnologias;
-
Flexibiliza o tempo, tanto do aluno
como do tutor;
-
Favorece uma maior autonomia e
iniciativa do aluno, além de um maior senso
de disciplina deste.
Na
educação a distância é fundamental
ainda para o sucesso desta modalidade de ensino, além da internet e da tecnologia, a alta capacitação dos tutores e professores, tanto didaticamente e técnicamente, quanto também tecnológicamente.
Somado
a isto devem ser observados ainda
para a eficácia do ensino, a permanente
interação entre o tutor e os alunos, envolvendo feedbacks precisos e constantes, além de conteúdos objetivamente construídos e numa linguagem clara e envolvente.
Existe
ainda um modelo misto entre o ensino
presencial convencional e o ensino à distância, é o chamado ensino semipresencial.
É importante salientarmos que alguns autores entendem que haja uma diferença entre o ensino a distância e a educação a distância, ao passo, que uma boa parte dos outros tratam ambos como sinônimos.
Ambos são igualmente importantes e tratados pela sigla EAD, porém, para os autores que entendem haver uma diferença a educação a distância é uma modalidade da educação formal, sendo, portanto, mais complexa, e, inclusive, regulamentada por Lei. Já o ensino a distância seria menos complexo e de regulamentação livre. Para os que defendem os sinônimos haveria um único conceito.
Ambos são igualmente importantes e tratados pela sigla EAD, porém, para os autores que entendem haver uma diferença a educação a distância é uma modalidade da educação formal, sendo, portanto, mais complexa, e, inclusive, regulamentada por Lei. Já o ensino a distância seria menos complexo e de regulamentação livre. Para os que defendem os sinônimos haveria um único conceito.
Hoje
a educação a distância está tão avançada
e confiável, que já existem cursos
superiores e de pós-graduação realizados totalmente à distância, tendo apenas suas provas de avaliação realizadas presenciais no chamados Polos, reconhecidos pelo MEC e que possuem qualidade idêntica à dos cursos
presenciais convencionais, sendo realizados, inclusive, por universidades
renomadas.
Na
minha experiência como Professor Tutor na educação a distância dos cursos
superiores de graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
tenho presenciado esta modalidade de ensino e de aprendizado na prática e usado
de avançadas tecnologias e ferramentas de ensino que constato colocarem a
educação a distância no mesmo patamar de qualidade, eficiência e eficácia da
educação presencial convencional.
Um
exemplo de sucesso na EAD que posso citar são os cursos superiores de graduação a distância
disponibilizados pela UNISINOS, o que tem feito a universidade ser uma
referência também na modalidade de educação à distância no Brasil e exterior,
além de manter o seu alto patamar já presente na educação superior na graduação
presencial.
Olá professor como posso lhe enviar uma pergunta?
ResponderExcluirBom Dia Clemir, podes fazê-la por aqui mesmo, usando sua identificação real ou acessando como Anônimo. Atenciosamente, Prof. Juliano.
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