Embora o
tema educação e universidade corporativa já esteja em divulgação no
Brasil desde a década de 90, com certa freqüência ainda percebe-se em boa parte
dos empresários, e, inclusive, em alguns profissionais de RH uma falta de
conscientização quanto à mesma e em certos casos até mesmo de compreensão mais
crítica.
Educação
corporativa é a busca
por um novo conceito da visão de treinamento e desenvolvimento voltados a umespírito
e a ação inovadora a partir de um processo onde a educação seja
vista como estratégica pela organização e que seja integrada em
todos os patamares organizacionais.
A universidade corporativa, conhecida sob a
sigla UC, é uma instituição de ensino voltada aos próprios colaboradores
de uma empresa atendendo as necessidades do negócio dela, normalmente, centrada
em empresas com grande estrutura, no entanto, a educação corporativa independe
de haver ou não um prédio. Isto se supre a partir da elaboração de
políticas de análise e concessão de bolsas de estudos aos colaboradores para
instituições reconhecidas pelo MEC, bolsas para cursos livres e de idiomas,
eventos em hotéis, etc, desde que todos tenham alguma serventia ao
desenvolvimento de competências profissionais usadas na empresa.
A
educação corporativa
tem um foco proativo
às necessidades futuras da empresa, existe uma coesão de todas as políticas de educação
da empresa, com alcance
estratégico para a melhoria do negócio tendo o envolvimento de todos
como educandos dos eventos, inclusive, os próprios empresários.
Nela
o papel do instrutor,
é mais amplo,
precisa ele dominar bem
as tecnologias,
inclusive, da EAD-
educação à distância, pois, em se tratando e de educação
corporativa o conhecimento é realizado sob diversas formas, tanto em salas de
aulas, como fora delas, com uso freqüente das tecnologias da informação. Assim
o domínio do instrutor, é além do domínio de softwares como power point, mas
também de um ambiente
virtual de aprendizagem, o chamado AVA.
O
instrutor precisa dominar
técnicas de ensino e didáticas tanto tradicionais e presenciais,
como modernas e
virtuais. Deve ser ainda ser uma pessoa com profunda
experiência e boa formação, munido de um senso
criativo, pesquisador e obstinado na busca incansável pela melhoria contínua do ensino e do seu
desempenho.
Imagem ufpi.br |
Na
educação corporativa
oconhecimento é sempre
o alvo e também pode se dar via TV corporativa, revistas,
biblioteca e videoteca, podendo, inclusive, ser virtuais.
O
conteúdo dos programas
é pautado nas competências
essenciais para o negócio e não mais apenas para o desempenho
dos cargos e a didática privilegia um aprender interagindo e não apenas o
aprender ouvindo, ou seja, na educação
corporativa o educando é sujeito da sua própria educação
contando com o apoio do instrutor.
O
processo de aprendizagem
dos educandos é contínuo a partir de matrizes de desenvolvimento de
competências, planejadamente feitas de acordo com o negócio
e constantemente revisadas
e busca uma educação
integral e duradoura do educando.
A
abrangência da
educação corporativa tende a ultrapassar os limites da empresa, sendo
estendida também àcomunidade,
clientes e fornecedores, no qual estes dois últimos passam a
ser vistos como parceiros vitais do negócio.
No
entanto, para o seu
sucesso é imprescindível que a educação corporativa conte um comprometimento da alta direção da
empresa e das demais lideranças,
pois, sua atuação é
global, devendo assim, antes da implantação desta política um
sensível e intenso programa
de conscientização de todos e de que seus projetos levem em consideração à cultura
organizacional da empresa também, de modo a se adequar à ela.
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