Ter competência para trabalhar em
equipe é das questões que mais vem sendo exigidas dos colaboradores contratados
ou mantidos pelas empresas estruturadas e que querem ter um diferencial
competitivo junto ao mercado. É indiscutível aqui que o velho ditado que
a união faz a força é totalmente adequado quando se fala em trabalho em equipe,
muito embora, por incrível que pareça ainda existam pessoas que não sabem
trabalhar em equipe e até algumas empresas inconscientes que não valorizam o
trabalho em equipe, supondo que o esforço individual tem maior valor.
Ter competência para trabalhar em
equipe é uma questão interna de cada pessoa de querer desenvolver em si mesma
este espírito, porém, ter um ambiente para o trabalho em equipe depende, além da
própria pessoa, da empresa a quem cabe valorizar esta forma de trabalho. Digo,
que também cabe à empresa, pois, por mais absurdo que pareça, existem ainda
diversas empresas que não valorizam o trabalho em equipe, algumas apenas
discursam que valorizam sim sem provar isto na prática, outras nem isto, chegam
até a assumir posturas erradas quanto às equipes.
Isto na realidade decorre da
cultura organizacional de cada empresa, uma empresa, por exemplo, fundada sob
alicerces egoístas e egocêntricos por seus fundadores, tende a manter e até
valorizar isto na sua cultura organizacional, ainda que em diversas vezes não
assuma esta postura abertamente, suas ações demonstram as mesmas. Se ao oposto
a empresa foi fundada sob pilares coletivos e de humildade de conduta, isto
tende a favorecer um ambiente para o trabalho em equipe.
Na minha vida profissional por
vezes, ainda me deparo junto a alguns profissionais do mercado e a alunos
confundindo o conceito de trabalho em equipe e trabalho em grupo, uns não
compreendendo os mesmos, outros erradamente tratando-os como sinônimos.
O trabalho em grupo se distingue
do trabalho em equipe, pois, este não necessita de todos os requisitos dela
para funcionar. Um exemplo típico de trabalho grupal é a forma com que alguns
nós quando alunos fazíamos na escola onde cada um fazia isoladamente uma parte
do trabalho escolar, a quem dizíamos sua parte, e depois, o trabalho era unido.
A comunicação em boa parte era superficial, os objetivos por vezes distintos,
enquanto uns queriam uma boa nota, outros visavam tão somente a nota mínima
para passarem de ano, outros por sua vez, nada faziam, não havendo assim uma
cooperação total. Os conflitos, muitas vezes eram simplesmente estancados, não
resolvidos, e a integração por vezes era tênue, na medida que havia reuniões
parciais e corridas do grupo, somado a isto o trabalho escolar era visto como
um obstáculo e não como um desafio.
Outros exemplos que podemos citar
do trabalho em grupo, são os trabalhos nas linhas de montagem de uma montadora
de automóveis, onde cada um faz a sua parte apenas, com uma comunicação
limitada pelo foco exclusivo na tarefa que é o objetivo individual e separado
de cada um.
Imagem duniaeojakarta.com |
Entretanto, trabalhar em equipe
não depende exclusivamente da tarefa ou área na qual esta se desempenhe, mas
sim de um espírito favorável ao trabalho em equipe por todos os participantes,
ou menos a grande maioria deles e de um ambiente favorável a isto.
Então o que realmente significa
trabalhar em equipe? Significa sim haver um espírito em si mesmo e nos demais
integrantes da equipe que contribua para haja entre todos uma ação em favor do
trabalho e do resultado coletivo.
Trabalhar em equipe implica na
observação de diversos fatores, que são inevitavelmente presentes nas
verdadeiras equipes que são, dentre outros:
- Trabalho com Pessoas: Toda a
equipe é formada por uma soma de pessoas, no mínimo duas, não existe equipe
formada por uma pessoa só;
- Comunicação: Numa equipe a
comunicação flui bem, as informações são divididas entre todos, existe uma
preocupação com isto e as falhas de comunicação são sempre corrigidas e sempre
que possível evitadas. Uma equipe preza pelo diálogo e não pela discussão;
- Integração: Numa equipe existe
uma boa integração entre seus componentes, eles se conhecem adequadamente,
sabem e entendem as qualidades e defeitos de cada um, e todos se propõem a
auxiliar com que cada um melhore cada vez mais. Uma equipe preza pela harmonia
entre seus componentes, administrando os conflitos e sempre que possível
prevenindo os mesmos, buscando ainda uma motivação e harmonia coletiva;
- Objetivos Comuns e Claros: Numa
equipe todos tem o mesmo foco e caminham na mesma direção, inexiste uma divisão
de cada um puxando para si ou para outro, mas sempre negociando em prol do lado
coletivo e do rumo melhor para a maioria. Os objetivos são claros,
compartilhados, conscientes e sempre dialogados e pactuados entre todos, a
busca pelo resultado positivo em prol de todos é sempre o maior alvo;
- Desafios: Uma equipe é movida
por desafios, procura vencer coletivamente os obstáculos, não desanima por
eles, além, disto sempre procura novas melhorias criando desafios novos;
- Confiança: Numa equipe todos
procuram confiar em todos, existe uma busca pela transparência das informações
e das opiniões, os conflitos são tratados com a busca de uma solução amigável.
Todas as posições, mesmo contrárias, são respeitadas e dialogadas, sempre com
foco na conscientização;
- União de Competências: Numa
equipe as competências de cada um se somam deixando a mesma mais forte e também
se complementam, por exemplo, numa equipe médica de cirurgia pode existir a
soma das competências de dois médicos e o complemento da competência de um
enfermeiro;
- Cooperação: Numa equipe as
pessoas cooperam umas com as outras, existe sempre um esforço coletivo para a
ajuda mútua;
- Sinergia: Numa equipe a
sinergia é forte e evidente, os resultados alcançados no todo são visivelmente
maiores do que a soma das partes isoladas;
- Coesão e Sintonia: Numa equipe
as pessoas são unidas em torno de um objetivo e possuem um sincronismo para
alcançá-lo, se alguém estiver ficando para traz a equipe se preocupa em
resgatá-lo, a meta é de todos irem à frente e não apenas alguns;
- Disciplina: Numa equipe existe
uma disciplina criada, pactuada e respeitada coletivamente onde o nós supera o
eu;
- Comprometimento: Numa equipe o
comprometimento é coletivo, todos apóiam todos de modo envolvente e
responsável, ninguém se escora nos demais;
- Responsabilidade: Numa equipe a
responsabilidade pelos resultados alcançados ou não, são de todos, não existe acerto
ou erro individual, mas sim coletivo;
- Busca Contínua pelo Aprendizado
Coletivo: Numa equipe sempre existe uma procura por um aprendizado contínuo
buscando sempre as melhorias seguidas, não só dos integrantes da equipe, como
da própria empresa ou da causa a que pertencem.
E você nobre leitor já refletiu
se sabe e prefere trabalhar em grupo ou equipe? Refletir é o primeiro passo
para trazer a si mesmo a competência de trabalhar em equipe, e mesmo que já
trabalhes neste espírito, a reflexão é sempre uma oportunidade melhoria
contínua nesta sua competência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é Muito Importante!