O conceito de currículo,
também tem como sinônimos as palavras
curriculum vitae que vem do latim
significando história da vida ou simplesmente pela abreviatura CV. Trata-se de um papel escrito ou preferencialmente digitado no qual uma pessoa
devidamente identificada e que se candidata à uma vaga de emprego
descreve a sua história educacional e as
suas experiências profissionais com o objetivo de demonstrar as suas
competências.
Apesar da grande divulgação e de uma série de explicações
sobre este tema, seja, na própria internet, sejam nas escolas, SINE, revistas e
até em cursos gratuitos, frequentemente me deparo com inúmeras pessoas, boa
parte delas, até bem capacitadas que possuem dificuldades em como fazer um bom
currículo.
A velha história de que o currículo é o seu cartão de
visitas e de que os recrutadores recebem dezenas de pilhas de currículos, na
realidade é totalmente verdadeira. Você contraria algum serviço com
credibilidade se recebesse um cartão de visitas todo mal feito, incompleto e
mau apresentável? Não seria este um indicativo de um mau serviço na sua
opinião? E se você estivesse sobrecarregado de trabalhos com dezenas de
currículos na sua mesa, analisaria primeiro os mais bem apresentáveis ou os
demais? Quando fosse visualizar e ler, teria maior facilidade com os currículos
de até 2 folhas ou com os de 3 para mais? Quais deles você optaria por dar
maior atenção?
Quando eu realizava as atividades de recrutamento muito me
deparei com diversas pilhas de currículos, alguns ótimos, outros médios e
outros péssimos, ocorria ainda de perceber currículos tidos como bons, mas
cujos candidatos na realidade não eram tão bons assim e isto aparecia na
entrevista de seleção, também percebi currículos ruins, com candidatos ótimos, mas que
durante a entrevista percebia-se que por algum motivo não conseguiram elaborar um bom currículo.
Você deve estar se perguntando, se um currículo é a porta de entrada para
um processo seletivo, como então alguém com um currículo ruim chegou à fase
de entrevista comigo, não seria uma contradição do que explico? Eu respondo que
não, pois, em meu perfil de recrutador dependendo do caso mesmo com currículos
ruins eu chamava o profissional, pois, já sabia de antemão que currículos ruins ou bons por si só, não
podem unicamente afirmar que um candidato é bom ou ruim, porém, nobre leitor, eu lhe lembro que uma grande parte, senão a
maioria dos meus colegas de profissão no RH (gestores e analistas de RH, recrutadores
e selecionadores, etc), tendem ter
postura oposta, a qual embora eu discorde, respeito e por isso sempre
aconselho a todos candidatos a emprego à fazerem um bom currículo, pois,
somente assim terão alguma chance de evolução com os dois estilos de profissionais de RH, os
que entendem que somente com a soma de uma entrevista em partes dos casos possa
se saber da aprovação e aqueles que reprovam direto o currículo sem a mesma.
Um bom currículo
ainda se destaca visualmente na triagem frente à dezenas de outros, mesmo os
bem feitos.
Vamos então as dicas de como fazer um bom currículo:
- Evite erros de
português revisando atentamente
o seu currículo e depois pedindo para mais
alguém ler, pessoas de fora percebem por vezes os erros mais rápido;
- Mantenha seu currículo sempre atualizado e pronto para impressão, isto, evita que quando surja
uma oportunidade você precise fazer atualizações às pressas tendo maior chance
de erros. Deixe 2 cópias impressas sempre
prontas, pois, assim você evita correrias para imprimir ou o risco de não
conseguir por faltar tintas ou estragar a sua impressora às vésperas de uma
entrevista;
- Coloque fotografias e cite o salário que você busca apenas
se for pedido;
- Não assine o
currículo, jamais coloque capa e muito menos números de seus documentos pessoais;
- Use ao digitar as fontes de letras times new Roman ou arial
e tamanho 12 de preferência, sem fundos coloridos, faça todo ele em preto e
branco;
- Somente use modelos de currículos
de livrarias em formulários caso não tenha acesso à computadores para
fazê-lo e mesmo assim preencha com cuidado e capriche ao máximo sua letra,
lembrando-se que um currículo de formulário, embora não seja eliminatório,
perde muitos pontos frente a um currículo informatizado. Além disto, este tipo
de currículo é inadmissível para cargos de áreas gerenciais, chefias, técnicos
e média administração para cima. Serve apenas para cargos de produção e operacionais,
ainda, assim, dependendo da empresa com ressalvas;
- Pessoas sem
experiência devem focar o seu
currículo na realização escolar, em cursos
de aperfeiçoamento e em trabalhos
voluntários ou com parentes e
amigos;
- Leia com atenção o modelo abaixo e adapte ao seu, tenha atenção
nos comentários entre parênteses que posto no mesmo, ao mesmo tempo que exemplifico, explico!
(51) 9999-9999 / 3000-0000 (cuide os dígitos do telefone
e coloque um nº convencional também pois algumas empresas querem menor custo de
ligação), juliano@mail.com.br, 37 anos (não esqueça de a cada aniversário
seu mudar), Rua Juliano Sobrinho, 300, Centro, Porto Alegre/RS, CEP 90.000-0000 (endereço
bem completo)
OBJETIVO: ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
(Aqui você a área que gostaria de trabalhar, por cargo você limita muito. Ex de
outras áreas: Comercial, Administrativa, Portaria, Recepção, Financeira,
Produção, etc. Sua colocação facilita ao recrutador a separação por vaga)
FORMAÇÃO ACADÊMICA
(coloque em importância descrescente- do mais importante para o menos
importante, coloque o ensino médio ou fundamental apenas se você apenas cursou
até eles, coloque o último apenas, pois, já sabe-se que os demais foram
concluídos) quem não tem curso superior ao menos em andamento, bote o título de
FORMAÇÃO ESCOLAR.
*
MBA em
Gestão de Pessoas : Ênfase em Estratégias, FGV – 2011.
*
Pós Graduação Especial em Formação Pedagógica ,
FEEVALE – 2008.
*
Pós Graduação em Gestão e Desenvolvimento Humano, ULBRA –
2005.
*
Formação Superior em Administração de
Recursos Humanos , UNISINOS 2003.
* Curso Técnico em Contabilidade, Escola Técnica Mal.
Mascarenhas de Moraes – 1994.
RESUMO DE QUALIFICAÇÕES
(Apenas para cargos gerenciais ou chefias, nos demais cargos excluir)
Experiência
em gestão de recursos humanos, envolvendo todos os subsistemas, consultoria
interna, recrutamento & seleção, treinamento & desenvolvimento, coaching,
gestão por competências, eventos de integração, acompanhamento e avaliação de
colaboradores, administração de conflitos, psicologia, serviço social, cargos, nutrição/refeitório,
segurança e medicina do trabalho – SESMT e segurança patrimonial,
desenvolvimento da qualidade ISO
9001/2008 vinculados à área de RH e valorização e difusão da cultura
organizacional.
Vivência
em gestão de departamento pessoal, atuando como preposto profissional,
coordenação e operação das folhas de pagamentos Microsiga, RM e Rubi, controle
dos pontos eletrônicos Microsiga, RM e Ronda, encargos sociais, admissões, rescisões,
férias, 13º salário, cálculos trabalhistas, manutenção da legislação trabalhista
e previdenciária, negociações sindicais, RAIS e DIRF. Experiência em coordenação
de equipes, atuando no desenvolvimento, treinamento e acompanhamento de colaboradores,
equipes e de gestores. Word, Excel e Power Point.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (nome da
empresa por ordem descrescente, ou seja da última para a primeira, meses e anos
de entrada e saída, cargos. Quem não tiver experiência deve neste campo citar
isto e explicar algum trabalho voluntário ou com familiares que tenha
realizado. Deve citar ainda a sua vivência escolar os pontos que contribuem
para suprir sua inexperiência como viagens internacionais de intercâmbio,
hobbys como leituras e pesquisas, participação em grupos sociais como grêmios
estudantis e esportes em equipe como futebol, basquete, etc, salientando esta
vivência em trabalho em equipe)
EMPRESA
um – 05/2009 – 11/2012 (nome da empresa e mÊs e ano de entrada e saída em ordem
descrescente do emprego mais novo para o mais antigo)
Gestor de Recursos Humanos (coloque o
cargo e saia direto abaixo dizendo as atividades)
*
Gestão por competências envolvendo seleção, desenvolvimento
e avaliação de colaboradores;
*
Entrevistas por competências de todos os níveis e áreas e
Dinâmicas de Grupo de seleção;
*
Coaching e desenvolvimento gerencial com todos os gestores;
*
Acompanhamentos e aconselhamentos funcionais com todos os
colaboradores envolvendo todos os níveis, desenvolvimento de equipes e
valorização da cultura organizacional;
*
Administração e Prevenção de conflitos individuais,
setoriais e coletivos;
*
Entrevistas de Desligamento e Treinamentos Comportamentais;
* Mapeamento de todos os processos organizacionais e
Negociações Sindicais com o Sind.Rodoviários.
Principais Resultados (Sempre que
possível coloque, mas é obrigatório apenas para cargos gerenciais ou de
chefias, são as suas realizações na empresa)
* Reestruturação completa de toda a área de Recursos Humanos,
sólida atuação sistêmica em prol do negócio em todas as áreas e ainda captação,
desenvolvimento e retenção de talentos.
EMPRESA Transportes,
Comércio e Indústria X – 09/2004 a 03/2009
Gerente Corporativo de RH e de
Departamento Pessoal/SESMT – 12/2006 a 03/2009
Supervisor de RH e de Departamento
Pessoal – 05/2005 a 11/2006
Chefe de Departamento Pessoal –
09/2004 a 04/2005 (quando envolver promoções ou transferências de cargos faça
como estes 3 cargos que citei)
*
Gestão das equipes de treinamento & desenvolvimento,
psicologia, recrutamento & seleção, serviço social, administração de
cargos, departamento pessoal, segurança e medicina do trabalho, nutrição/
refeitório, segurança patrimonial/portaria, recepção/telefonia e limpeza
envolvendo mais 30 subordinados diretos e indiretos;
*
Representação do grupo em negociações sindicais com
sindicatos profissionais e patronais Sindiliquida;
*
Gestão e participação no desenvolvimento gerencial de
gestores e na elaboração do programa de retenção de talentos e de monitoramento
do clima organizacional;
*
Atuação como preposto judicial em reclamatórias
trabalhistas e em processos cíveis;
*
Presidência da CIPA, brigadista de emergência e auditoria
interna da qualidade.
Principais Resultados
*
Introdução de todas as políticas de treinamento &
desenvolvimento de recursos humanos, incluindo diagnósticos de necessidades e
avaliações de resultados de treinamentos, instrução de treinamentos, seleção e
desenvolvimento de instrutores e feedbacks;
*
Implantação e gestão das políticas do sistema de gestão da
qualidade ISO 9001/2008 vinculadas à
área de recursos humanos e da administração de cargos;
*
Implantação e parametrização dos sistemas Microsiga de
folha de pagamento informatizada e de ponto eletrônico;
*
Reestruturação, gerenciamento e desenvolvimento do SESMT e
da área de Meio Ambiente;
*
Implantação de programas de introdução de menores
aprendizes.
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO
(aqui você colega os seus principais cursos e que tenham haver com a vaga que
procuras mesmo que indiretamente)
- Auditor Interno da
Qualidade ISO 9001/2000 – Empresa Tal;
- Relações Humanas - SENAC;
-
Brigada de Emergência –Corpo de Bombeiros.
Professor boa noite, sou a GG do banco e entremos com recurso em 26/05 e até agora nenhuma respostas por parte do juiz, esse embargo de declaracoAo nascem prazo para o juiz deferir, assim como tivemos prazo para entrar com esse embargo? Pois hoje consultei na internet o processo e o banco no dia 30/05 e 24/06 já entrou com recurso ordinário e com requerimento sucessivamente , e o juiz nada de analisar e deferir ou nao. O que podemos fazer, somente esperar? Absurdo, eu continuo com necessidade de tratamento, com uma demissao por justa causa anulada e embargo para minha reintegração (tão simples) parado na vara ou com o juiz...por favor professor me orienta novamente, obrigada desde já.
ResponderExcluirBoa Noite Leitora, os juízes julgam conforme a disponibilidade de tempo, quantidade de processos e urgência dos casos preferenciais, não existe uma determinação padrão de tempo para um juiz julgar algo, o máximo a ser feito é seu advogado procurá-lo gentilmente e pedir maior urgência explicando as razões, pode ser feito tanto pessoalmente, o que é melhor, ou via petição escrita. Ao juiz não cabe nenhuma punição por eventuais demoras. Atenciosamente, Prof. Juliano.
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