Endomarketing é uma forma de
marketing, porém, voltado para o
público interno da empresa, ao passo que o marketing está voltado para a pesquisa, conhecimento e atendimento das
necessidades do cliente externo, o endomarketing se volta dentro dos mesmos
princípios, voltado, entretanto, para o cliente
interno, ou seja, os empregados
que neste contexto são vistos e tratados como colaboradores.
Lógicamente que ao ter suas estratégias voltadas para o cliente interno,
os colaboradores, o endomarketing acaba
por consequência impactando diretamente também nos clientes externos, ou
seja, nos clientes propriamente ditos que consomem ou usam os bens e serviços
pela empresa produzidos. Isto se dá por que quando você se preocupa e busca atender
as necessidades de seus colaboradores, da mesma forma a maioria deles tende a
se preocupar e buscar satisfazer as necessidades dos clientes externos.
Pense numa situação de um
vendedor desmotivado que atua numa empresa com salários e benefícios inadequados,
com falta de infra-estrutura e principalmente em um ambiente de trabalho muito ruim,
com ampla pressão, assédio moral por parte de uma chefia incompetente e mal
educada, por não ter capacidade de liderança. Não seria lógico este mesmo
vendedor repassar esta situação aos clientes, tendo um mal atendimento e por
vezes até mesmo mencionando isto a eles?
Se por outro lado ele estiver
motivado, e todas estas deficiências citadas forem alvo de ações de por parte
de endomarketing, será que alguém duvida que a tendência do tratamento dele com
clientes seria diferente? Além disto, os comentários dele com eles tenderiam a
ser positivos sem dúvida.
Somado a isto, se a empresa busca encantar e fidelizar o cliente externo, logicamente, ela precisa fazer isto primeiramente com o cliente interno, pois, dele parte grande parte do contato com o cliente interno, seja através de contatos diretos como verbais, escritos ou telefônicos, seja através de contatos indiretos pelos produtos ou serviços que como cliente interno produza, cuja qualidade dependem também da qualidade e da capacidade da sua produtividade que impactará no serviço ou produto vendido.
Quando menciono tendências digo,
isto, por que por mais que você faça estratégias de endomarketing bem
planejadas e organizadas, é certo que você alcançará a maioria dos
colaboradores em termos de satisfação, mas também é certo que uma minoria ainda
se sentirá insatisfeita, pois, inexistem estratégias de RH que contemplem e
garantam 100% de satisfação para todos, pois, as pessoas são diferentes, vivem
momentos diferentes, pensam e agem diferentemente.
As estratégias de endomarketing
tem ação holística, ou seja,
precisam abranger toda a empresa, portanto, todos os seus departamentos e
filiais, todos os colaboradores e chefias, pois, a empresa é uma só e não se
pode ter a visão de ilhas, pois, tudo está ligado e só funciona se for
coletivo.
Para o sucesso das ações de endomarketing é fundamental que uma série de ações estratégicas sejam
planejadas, organizadas e implementadas com sucesso, dentre outras cito como
principais:
- Comunicação: é umas das principais ações, a empresa precisa construir e manter canais eficientes e eficazes de comunicação,
fazendo com as mesmas sejam difundidas
de modo rápido, correto, transparente e
completo. É imprescindível tentar-se ao máximo vencer as barreiras da comunicação e buscar reduzir os chamados ruídos da mesma (distorções).
Além disto, a empresa precisa
investir em programas de melhoria da
comunicação a partir de treinamentos
que visem desenvolver esta habilidade em todos, é necessário ainda alguns
investimentos em tecnologia da
informação, como aquisição de computadores
adequados, criação de uma intranet,
otimização do uso dos murais e de um
possível jornal ou folder
comunicativo.
Dentro da comunicação podemos
ainda citar a essencial necessidade dos chamados feedbacks, que são a troca de informações transparentes e de mão
dupla, onde o mesmo espaço para receber as informações, elogios e críticas é
idêntico ao mesmo espaço para fazer as mesmas. Tudo isto num ambiente reservado
e onde prevaleça o diálogo e a educação na busca por uma melhoria.
Apenas colaboradores bem
informados, poderão dar informações corretas e rápidas aos clientes e também
com isto dominarem bem os produtos e serviços da empresa;
-Treinamento: os treinamentos permitem que os colaboradores
aumentem suas competências técnicas e
comportamentais, reduzindo, assim os conflitos entre os mesmos e com
clientes. Permitem também, principalmente, nos chamados treinamentos de integração que os colaboradores recém chegados
conheçam e passem a aderir o espírito de endomarketing buscado pela empresa;
-Seleção: já nesta fase o endomarketing começa pela venda das propostas da empresa de modo
que o candidato se encante e seja
contratado não só por que a empresa o selecionou, mas também por que ele à selecionou, por que ele está vindo com encantamento e não apenas por um mero
emprego;
-Trabalho em Equipe: somente num ambiente com espírito de equipe o
endomarketing tende a se cristalizar, pois, em ambientes competitivos e onde
prevaleça o egoísmo, é certa a ocorrência permanente de conflitos entre os
colaboradores, disputas, fofocas, intrigas e boicotes e isto acaba afetando a
empresa como um todo e causando uma desarmonia no clima organizacional;
-Liderança: para o sucesso do endomarketing é vital o envolvimento das lideranças da empresa
apoiando a causa, somado a isto, é imprescindível ainda que as lideranças tenham
a competência de liderar, ou seja,
de influenciar os colaboradores a
partir do carisma, bom senso e educação no trato. Se as próprias lideranças
desvalorizarem as ações de endomarketing, por que apenas os colaboradores as
valorizariam? De que adianta ações de endomarketing pregarem a preocupação das
satisfações das necessidades dos colaboradores, se as lideranças com isto não se
preocuparem, e mais, que isto, se para isto atrapalharem, a partir de formas de
chefiar arbitrárias, centralizadoras, rígidas e em diversos casos arrogantes e
deselegantes;
-Desenvolvimento: seja para desenvolver e clarear novos potenciais dos colaboradores,
seja para formar ou desenvolver as
lideranças para o correto uso da competência
de liderar na base da influência;
-Clima Organizacional: para que o endomarketing tenha êxito em
suas ações, o clima organizacional precisa ser favorável, assim, a empresa
precisa contar com pesquisas de clima periódicas e sempre analisar e tratar os
resultados da mesma. Precisa ainda ter canais de feedbacks para dar retornos aos colaboradores do que será melhorado
ou não e o por que;
-Planos de Carreira: para se encantar um colaborador, é preciso
que ele veja na empresa chances de crescimento profissional, assim, é
necessário que a empresa tenha ou ao menos busque alcançar um plano de cargos e salários e de critérios
para promoções de cargos;
- Segurança e Saúde no Trabalho: se a empresa se preocupa com as necessidades dos colaboradores deve fornecer todas as condições de saúde e de segurança do trabalho a eles fornecendo todos EPIs-equipamentos de proteção individual e atendendo à legislação, tendo uma CIPA se nesta se enquadrar;
-Rituais Corporativos: buscando encantar os colaboradores, precisa-se ritualizar todos os eventos
importantes como inauguração de filiais, certificações da qualidade,
lançamentos de novos produtos ou serviços, promoções de cargo dos
colaboradores, alcance de metas, redução de acidentes do trabalho, aniversários
de colaboradores, festas de final de ano, páscoa, dia das mães colaboradoras, e
principalmente de aniversário da empresa.
Digo principalmente por que absurdamente já presenciei empresas deixando passar
em branco o dia do aniversário delas, ainda mais num país onde grande parte das
empresas fecham nos primeiros anos de vida, digo absurdo, por que se nem elas
próprias se lembram e nem mesmo valorizam seus próprios aniversários, como
queirão que os colaboradores, fornecedores e até clientes façam o mesmo em
relação à ela?
O pior é que nem nisto estas
empresas citadas pensam, não pensam sequer nesta contradição, pois, sequer se
preocupam que seus colaboradores, clientes e fornecedores com ela se envolvam,
pois, nem mesmo elas buscam o envolvimento com estes.
Estas estratégias que citei são
apenas as principais, pois, existem diversas outras que podem ser incluídas e
normalmente são todas gerenciadas pela área de RH.
Complementarmente você pode ler as postagens aqui feitas sobre comunicação, liderança segurança do trabalho, cultura organizacional e outras afins com esta postagem.
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