Assim como os países, cada uma
das empresas possuem uma cultura própria e também subculturas. A cultura organizacional é uma espécie de
identidade de cada empresa composta
por sua ideologia, valores, crenças, costumes,
normas e tabus que modelam a
maneira da empresa se comportar
mundo empresarial e das pessoas quando
na empresa inseridas.
A cultura organizacional é criada
tanto por fatores conscientes
advindos de seus fundadores, como
também inconscientes deles ainda
originários e que são compartilhados
entre todos os membros da organização de modo que na maioria dos casos seja
perpétuo, passando de geração à geração ainda
que com algumas mudanças.
Dentro da cultura organizacional também podem existir zonas de sombras, que embora pertençam à cultura organizacional são
geradas e mantidas de modo inconsciente
como preconceitos, prepotências e orgulho.
De acordo com o clima organizacional da empresa, ou
seja, com o bom ou mal ambiente de trabalho, seja ele físico, seja principalmente
psicológico, a cultura organizacional pode favorecer
a devoção dos empregados pela empresa através da paixão deles por ela em
face de um bom ambiente de trabalho, como também o repúdio deles para com ela por um mal ambiente de trabalho. Isto reflete inclusive, fora da empresa definindo a sua
fama, quem de nós, por exemplo, nunca ouviu dizer “dizem que a empresa tal
é ótima de se trabalhar por que....ou ao oposto, dizem que a empresa tal é péssima
de se trabalhar por que...enfim, tudo isto é por causa da cultura organizacional de cada empresa.
Não existem empresas com culturas organizacionais idênticas, mesmo dentro de um mesmo segmento econômico, por exemplo, em hospitais, as culturas até podem guardar semelhanças mas jamais serão totalmente iguais, embora em segmentos distintos a diferença seja ainda maior, por exemplo, de um hospital para uma transportadora rodoviária, de um banco para uma loja de vestuários, etc.
Não existem empresas com culturas organizacionais idênticas, mesmo dentro de um mesmo segmento econômico, por exemplo, em hospitais, as culturas até podem guardar semelhanças mas jamais serão totalmente iguais, embora em segmentos distintos a diferença seja ainda maior, por exemplo, de um hospital para uma transportadora rodoviária, de um banco para uma loja de vestuários, etc.
Além disto, nas empresas existem subculturas ou microculturas organizacionais, que são culturas próprias dentro da cultura organizacional, por
exemplo, a cultura do setor comercial
de uma empresa onde o pessoal tende a ser mais comunicativo e menos fixo a
detalhes, é distinta da cultura
do setor de contabilidade onde o
pessoal tende a ser mais reservado e
detalhista, contudo, em termos de cultura
organizacional em ambos setores a
conduta é a mesma, apenas a subcultura é que muda. As normas que são as regras de cada empresa, o ambiente da empresa, a linguagem doméstica representada pelo vocabulário particular da empresa e os símbolos apresentados pela arquitetura dos prédios, layouts, salas, mobiliários como mesas, cadeiras, etc, formam a cultura organizacional da empresa e fornecem indicativos dos comportamentos que prevalecem na empresa, assim, como o grau de igualdade e desigualdade entre os colaboradores da empresa.
A cultura organizacional de uma empresa, é composta ainda por seus Heróis, representados por pessoas com notável e repetido sucesso em seus atos profissionais, assim como, os Mitos, que são crenças, nem sempre explícitas e nem sempre verdadeiras, que são naturalmente aceitas e compartilhadas entre as pessoas de uma empresa.
A cultura organizacional de uma empresa, é composta ainda por seus Heróis, representados por pessoas com notável e repetido sucesso em seus atos profissionais, assim como, os Mitos, que são crenças, nem sempre explícitas e nem sempre verdadeiras, que são naturalmente aceitas e compartilhadas entre as pessoas de uma empresa.
A cultura tradicional dos povos também afeta a cultura organizacional, empresas alemãs, tem diferenças
para empresas americanas, mesmo que sediadas num mesmo país fora delas. Da
mesma forma empresas latinas são diferentes de empresas anglo-saxônicas, cita-se como prova
disto, o comportamento dos conquistadores, principalmente espanhóis e portugueses, quando invadiam impérios indígenas no
novo mundo apenas para destruir, explorar e implantar à força seus costumes e
de que isto já ocorreu em aquisições de empresas de um país pelas de outro.
Mesmo dentro de um país, a cultura tradicional
de um estado pode diferenciar a cultura de uma empresa, assim, uma empresa gaúcha é diferente de uma empresa
baiana.
A cultura organizacional molda ainda a forma de gestão da maioria das chefias, criando modelos democráticos, autocráticos ou ausentes de liderar.
A cultura organizacional molda ainda a forma de gestão da maioria das chefias, criando modelos democráticos, autocráticos ou ausentes de liderar.
A cultura organizacional dita
quem, como e quando pode ser admitido para ingressar na empresa como empregado,
pois, um bom recrutamento e seleção somente
seleciona candidatos que tendem a se
adaptar na cultura organizacional da
empresa, pois, ao oposto certamente o candidato será demitido ou pedirá
demissão.
A visão da empresa, ou seja, onde e quando ela pretende chegar é concebida levando em conta a cultura organizacional, assim como os valores que são os princípios que ela reconhece como importantes e imprescindíveis a serem observados por todos os seus membros.
Já a missão, que revela a que a empresa veio, o por quê foi fundada está de acordo com a cultura organizacional que dela se gerou.
A visão da empresa, ou seja, onde e quando ela pretende chegar é concebida levando em conta a cultura organizacional, assim como os valores que são os princípios que ela reconhece como importantes e imprescindíveis a serem observados por todos os seus membros.
Já a missão, que revela a que a empresa veio, o por quê foi fundada está de acordo com a cultura organizacional que dela se gerou.
O próprio planejamento estratégico ao ser fixado precisa levar em conta a cultura organizacional, ainda que seja no intuito de futuramente desenvolvê-la através de um profundo e complexo trabalho chamado de desenvolvimento organizacional no qual tenta-se estrategicamente e pacientemente melhorar a cultura da empresa a partir de um trabalho em etapas, com extremo bom senso e cuidado, pois, se trata de uma área suscetível à negativas de mudanças se as tentativas de outra forma se derem.
Independente da cultura organizacional da empresa ser adequada ou não, ela precisa ser sempre respeitada e todas as ações precisam levá-la em consideração sob pena de fracasso, neste sentido é fundamental que todos os líderes e empregados da empresa à conheçam e nela se adaptem.
Assim, existem diversas ferramentas que podem ser usadas para a difusão e adesão à cultura organizacional, embora eu ressalve que o seu uso no mercado não deve ser restrito para ela:
- Treinamento de Integração: é realizado para os empregados recém contratados e ocorre
num momento em que estão mais maleáveis
à adaptação à cultura organizacional;
- Endomarketing: é o marketing
interno da empresa no intuito de cativar
os empregados para seguirem a cultura da empresa a partir de fortes canais
de comunicação e de encantamento internos valorizando
o lado bom da cultura organizacional e relativizando o lado ruim desta
mesma;
- Rituais Empresariais: são eventos
que dão nobre e claro valor a todos os atos considerados importantes, não
se limitando apenas às festas de final de ano, mas também aos aniversários da
empresa, lançamentos de novos produtos, inaugurações de filiais, conquistas de
certificações, alcance de metas, etc;
- Desenvolvimento Gerencial: são treinamentos e desenvolvimentos destinados aos gestores da empresa de modo com que liderem conforme a cultura organizacional;
- Desenvolvimento Gerencial: são treinamentos e desenvolvimentos destinados aos gestores da empresa de modo com que liderem conforme a cultura organizacional;
- Programas de Trainees: semelhante ao desenvolvimento gerencial, porém, focados aos futuros gestores que são contratados sem experiência anterior para serem formados de acordo com a cultura organizacional;
- Recrutamento e Seleção: uso de políticas, técnicas de entrevistas e de avaliações psicológicas que levem em conta a capacidade de adaptação à cultura organizacional de cada candidato
para uma eventual contratação.
Finalmente, é a cultura organizacional quem rege toda a empresa, logo, ela define a
forma de comportamento de seus diretores, gestores e empregados, o estilo de liderança, o modo de relacionamento
com clientes e fornecedores, a estrutura hierárquica, as normas,
e principalmente o clima organizacional.
Portanto, quando se quer conhecer uma empresa, precisa-se fazer isto a partir do estudo e conhecimento sobre a sua cultura organizacional.
Portanto, quando se quer conhecer uma empresa, precisa-se fazer isto a partir do estudo e conhecimento sobre a sua cultura organizacional.
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