A partir da criação do PGQP pelo
governo gaúcho ocasião na qual foi feito pelo então governador do estado do Rio
Grande do Sul Alceu Collares o convite ao renomado e competente empresário
Jorge Gerdau para gerenciar o processo, sendo tão bem sucedido o programa que
houve desvinculação do Governo e passou a se tornar uma organização do Terceiro
Setor, passando assim a recrutar adesões de organizações de todos os portes
para a metodologia de gestão pela qualidade. Hoje o PGQP já conta com a adesão
de mais 10.000 organizações.
Anualmente é realizada a cerimônia de
entrega Troféus nas modalidades Diamante, Ouro, Prata e Bronze e de Medalhas do
Prêmio Qualidade RS à dezenas de organizações que se destacam na busca pela
excelência em gestão, processos e inovação como campeãs da qualidade
O prêmio de dá via reconhecimento as
empresas que se candidatam e alcançam os requisitos definidos pelo PGQP e abrange
empresas de todo o estado do Rio Grande do Sul de todos os portes e segmentos,
inclusive, públicas.
Este reconhecimento se dá mediante o
trabalho de examinadores devidamente treinados que participam do processo de
seleção das organizações vencedoras. O sistema de avaliação do PRGQP mede a
evolução das organizações na implementação da metodologia de gestão pela
qualidade.
As empresas interessadas participam
como candidatas a partir da assinatura de um termo de adesão ao PGQP e da
seleção de alguns de seus colaboradores para participarem do curso de
avaliadores do programa.
A metodologia do PGQP estimula
mudanças no papel dos gestores e colaboradores de empresas, incentivando a
todos a contribuírem com ideias para o alcance de melhores resultados e na
melhoria contínua dos processos e suas estruturas, bem como a busca pela
satisfação e fidelização dos clientes.
Para isto o PGQP conta em sua
sistemática com um eficiente e eficaz ferramenta de gestão através do seu
Sistema de Avaliação que permite o diagnóstico da situação gerencial das
empresas e dos caminhos para a melhoria continua em sua gestão e processos.
O Sistema de Avaliação do PGQP foi elaborado
com base nos critérios de excelência do Prêmio Nacional da Qualidade-PNQ,
conforme o modelo do Malcolm Baldridge National Quality Award nos Estados
Unidos com um instrumento que permite que qualquer empresa, independente do
segmento e do porte avalie o seu sistema gerencial e o seu desempenho.
Os critérios de avaliação do PGQP
normalmente abordam e pontuam itens como: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações
e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.
O primeiro passo no caminho da busca
pela excelência de gestão ao aderir o PGQP é a empresa preencher e sempre
manter atualizado um Termo de Adesão no qual ela se compromete a contribuir
para o alcance do programa incentivando a participação de seu pessoal nas
comissões técnicas, setoriais ou regionais do programa. A seguir a organização
deve propiciar em até 12 meses ao seu pessoal de nível gerencial a participação
num curso de preparação de 40h sobre gerenciamento pela qualidade reconhecido
pelo PGPQ.
Depois designar um coordenador interno
para o processo de gerenciamento pela qualidade, que dedicará no mínimo dois
dias por mês para ações relacionadas ao PGQP e por fim, elaborar anualmente um
Plano de Aperfeiçoamento do Sistema de Gestão com base no diagnóstico da
metodologia adotada pelo Sistema de Avaliação do PGQP.
Logo a empresa define a forma com que
irá contribuir financeiramente com o PGQP de acordo com uma tabela por porte
disponibilizada pelo próprio programa. Depois a empresa organiza e segue um
cronograma que envolverá ainda uma autoavaliação de si própria por seus
avaliadores treinados e depois por examinadores externos.
O PGQP ainda realiza constantemente uma série
de eventos para a difusão da qualidade e competitividade das empresas e vem
fornecendo notáveis avanços na economia gaúcha.
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