O avanço tecnológico mais do que ter vindo para ficar, veio para
representar um avanço contínuo, bem
mais do que boa parte das demais áreas, a área de tecnologia sofre uma evolução
permanente e extremamente rápida.
Este avanço não se restringe aos
profissionais e empresas das áreas de Tecnologia da Informação e Informática,
mas abrange a todos os segmentos de empresas e a imensa maioria das profissões.
Hoje dominar a tecnologia da informação que repercute em cada área profissional
já não é um diferencial, mas bem do que isto, é uma grande obrigação e vital
para a empregabilidade de qualquer
profissional que busque se destacar no mercado.
Nesta postagem vamos discutir
especificamente a tecnologia da
informação aplicada à área de Recursos Humanos e algumas das suas
repercussões na mesma.
Começando pelo cenário atual da
área de RH temos observado que a imensa maioria das empresas tem informatizado
a área, hoje, dominar e usar softwares
como Windows, Word, Excel e Power Point já não é um pronto sinônimo
de seguir os passos do avanço tecnológico, tendo em vista, que isto é o mínimo
necessário para se informatizar uma área, ou seja, é apenas o princípio.
Em termos de RH, contar-se com
uma folha de pagamento informatizada, também, embora extremamente necessário,
já não é um grande diferencial, na medida em a maioria das empresas já fazem
isto. No que se refere, no entanto, ao ponto eletrônico, muito embora, já tenha
este software uma grande aceitação e
volume de uso, existem ainda empresas que absurdamente se encontram na era do
cartão ponto manual, livro ponto ou quando muito, no ponto mecânico via o velho
relógio tradicional.
Existem casos em que realmente
empresas de alguns segmentos se obrigam a não contar com softwares de ponto eletrônico por terem empregados em postos
diferentes de trabalho em clientes, algo muito comum, por exemplo, nas empresas
prestadoras de serviços terceirizados de portaria, vigilância, conservação e
limpeza.
Contudo, existem outras empresas
que, por sua vez, vêem absurdamente a implantação do software de ponto eletrônico como um custo adicional ou pior que
isto, por questões culturais entendem que o controle manual permita um
monitoramento mais seguro e visível, principalmente, quando alguns dos donos
não sejam partidários da tecnologia.
Há alguns anos, numa das empresas
que trabalhei como gerente de RH fazíamos diversos avanços tecnológicos, a
empresa investia muito em tecnologia, tínhamos softwares avançados em diversas áreas, computadores, impressoras,
scanners e data shows de última geração, mas incrivelmente o maior desafio que
foi superado foi o de conseguir autorização da empresa para a implantação de um
software de ponto eletrônico, não por
questões de custos, mas neste caso, apenas por questão de uma cultura organizacional extremamente
rígida e que entendia que a única forma segura de controle de freqüência dos empregados
era possível através da marcação de ponto num relógio mecânico, pois, assim
podiam alguns diretores e chefias visualizarem manualmente a qualquer tempo os
cartões pontos de seus subordinados, bem como, pegarem o cartão a qualquer
tempo para cobrar explicações dos empregados atrasados e ausentes. Apesar
destes percalços após muito diálogo e insistência, finalmente consegui vender a
idéia da informatização do controle de ponto.
Um ponto eletrônico elimina
a necessidade do trabalhoso cálculo
manual de horas extras, horas noturnos, faltas e atrasos por parte do
subsistema de RH departamento pessoal, fazendo com que tudo isto se gere automaticamente e ainda evita
o lançamento manual no software de
folha de pagamento, pois, isto se dá automaticamente
pela integração dos dois sistemas. Os cartões
ponto outrora manualmente carimbados em seus dias e etiquetados manualmente
saem impressos automaticamente via
relatórios prontos. O relógio
eletrônico que complementa o software
ponto eletrônico permite um controle
automático de horários de verão, evitando o risco de esquecimento de ajuste
nas datas fixadas pelo governo.
A folha de pagamento informatizada por sua vez, através de uma integração com o software de ponto de eletrônico
permite que os cadastramentos de
empregados se dêem uma única vez,
pois, são automaticamente aproveitados pelo software
de ponto eletrônico. Ainda em termos de folha
de pagamento informatizada, os cálculos
no passado manuais se dão de modo
automático, e todas as guias de
encargos sociais e fiscais são geradas automaticamente pelo sistema evitando
a datilografia ou realização manual. Fichas
de registro de empregados outrora manualmente escritas ou datilografadas e
constantemente atualizadas nestes moldes, agora se atualizam automaticamente e ficam arquivadas dentro do próprio sistema.
As otimizações citadas são apenas
algumas das diversas facilidades geradas pela tecnologia ao subsistema de RH de departamento pessoal.
No que se refere ao subsistema de RH de recrutamento e seleção
a informatização se dá pelo controle de
currículos de candidatos que são recepcionados pelo site da empresa e automaticamente ficam salvos dentro do programa.
O programa permite ainda pesquisas
automatizadas de currículos de candidatos cadastrados por cargo, escolaridade,
experiência, sexo, estado civil, etc.
No programa do subsistema de treinamento e desenvolvimento
é possível controlar todas as capacitações que cada empregado realizou ou que precisará realizar, emitir atas de presença e certificados, além de diversas outras utilidades. Um programa
voltado ao subsistema de RH de
administração de cargos e salários, permite o controle de promoções e transferências de cargos, assim, como
diferentes formas de ajuste e controle salarial
de modo organizado e estruturado por cargos.
No subsistema de RH de Segurança e Medicina do Trabalho, pode-se
realizar um controle efetivo da entrega de EPIs e dos prazos de vencimentos de exames médicos
ocupacionais. Enquanto isto no subsistema
de RH de avaliação de desempenho, pode-se controlar as avaliações de performance dos colaboradores e emitir sinais de ações a serem tomadas com relação a eles a cada
caso, como por exemplo: treinamento, reciclagem, promoção, demissão, etc.
No geral estas ações são apenas alguns dos inúmeros benefícios que a tecnologia permite a área de RH, e logo não se limitam apenas ao que aqui foi citado. No entanto, para que as mesmas funcionem bem e de modo ágil e integrado, é absolutamente aconselhável que a empresa adquira e implante um ERP.
O ERP é a abreviatura de Enterprise
Resource Planning em inglês, ou seja, é um sistema de gestão empresarial integrado, que abrange todas as áreas
da empresa e faz que todas tenham seus
processos, informações e dados interligados, evitando retrabalho de digitações
de dados comuns, acesso global a relatórios, principalmente gerenciais,
agilidade de comunicação, segurança com back-ups
e sistemas de segurança da informação coletivos.
No geral estas ações são apenas alguns dos inúmeros benefícios que a tecnologia permite a área de RH, e logo não se limitam apenas ao que aqui foi citado. No entanto, para que as mesmas funcionem bem e de modo ágil e integrado, é absolutamente aconselhável que a empresa adquira e implante um ERP.
Imagem tabelasalarial.com |
Um ERP é um sistema gerencial
corporativo, tendo em vista, que favorece, facilita e agiliza muito as
condições para as tomadas de decisões
diretivas e gerenciais, a partir de uma segura integração de todas as informações e de uma gama enorme de possibilidades de diferentes relatórios gerenciais que podem, inclusive, serem criados de acordo
com as necessidades específicas de cada cliente.
Os acessos às informações no ERP
são executados a partir de menus com
aparência comum em todas as áreas, mudando-se
apenas a visualização do acesso de cada área que é permitida de acordo com
a sua necessidade específica. Todo o fluxo
de usuários é controlado através de logins
e senhas, que além de protegerem os sistema contra acessos intrusos,
permitem um rastreamento de todos os trabalhos e operações nele realizados, ou
seja, por quem, a que hora, com que objetivo, entre outras.
Ainda que bastante difundidos no
Brasil, uma parte significativa das empresas no país ainda não possuem um ERP, algumas pelo alto custo do mesmo,
outras por questões culturais e diversas outras por questões da complexidade de
implantação do mesmo, pois, ele requer um envolvimento pleno e comprometido de
todas as áreas da empresa, inclusive diretores e gerentes, isto gera, um imenso
no trabalho na implantação, ainda que os resultados após a mesma sejam infinitamente
melhores e que se paguem pelo custo benefício, mas muitos colaboradores,
inclusive, gestores e por vezes os próprios donos resistem, tendo em vista que
o ERP exige uma mudança radical na
cultura organizacional de certas empresas, por se tratar de um sistema radicalmente
avançado para algumas realidades organizacionais.
Diante disto, muito embora o ERP já faça parte do dia à dia de
diversas organizações, inclusive, de algumas empresas familiares, a implantação
do mesmo em boa parte das empresas do Brasil ainda significa um avanço radical
tecnológico, que, contudo, vem gradualmente sendo alcançado.
Assim, dentre outras missões da área de recursos humanos,
nela também se enquadra um trabalho conjunto
com a área de tecnologia da informação a fim de somarem esforços para
obterem o apoio da alta direção na
aquisição e implantação de um ERP, pois, somente com ele, existe um
perfeito avanço tecnológico da empresa e da área de recursos humanos.
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