O brainstorming é uma técnica de
criatividade grupal criada pelo executivo e publicitário americano Alex Osborn
na década de 40, quando ele percebeu que as reuniões tradicionais de negócios não
geravam pleno espaço para o uso da criatividade dos seus participantes. Assim
ele criou esta técnica para isto, que é muito usada nos Estados Unidos nas
áreas de publicidade e propaganda, mas que dada as suas qualidades migrou
também para uso tanto nos Estados Unidos como em diversos países do mundo para as
áreas da administração, em especial, nas áreas da qualidade, processos,
projetos, marketing e RH objetivando a proposição de melhorias ou a solução de
problemas.
Imagem belemcoworking.wordpress.com |
O brainstorming é uma ferramenta
que pode ser usada adicionalmente para complementar outras ferramentas de
gestão na busca pela resolução de problemas, como o diagrama de Ishikawa por
exemplo. Pode ainda ser usado como técnica de treinamento com o objetivo de
criar idéias para atingir soluções de questões ligadas ao conteúdo do
treinamento, o que permite com que o grupo participe do próprio aprendizado,
interaja entre si e desenvolva a sua criatividade.
Assim, o brainstorming somente
deve ser aplicado em temas cujos participantes tenham clareza quanto ao tema,
logo, esta técnica somente deve ser aplicada após a ministração dos conteúdos
aos participantes em casos de treinamento. Para casos de resoluções de
problemas reais ou de melhorias de processos, é necessário que o grupo tenha
algum conhecimento sobre os fatos e causas do problema.
O brainstorming independente da
sua aplicação, se para treinamento, se para melhoria de processos ou resolução
de problemas se trata de uma técnica grupal, que, no entanto, deve ser aplicada
apenas a pequenos grupos de quatro a dez participantes.
A reunião de brainstorming se
divide em duas fases essencialmente divididas e observadas tão logo seja apresentado ao grupo a situação sobre a qual se busque uma solução, a primeira fase é a
de criatividade e a segunda fase é a de avaliação das idéias.
A fase de criatividade requer que
se deixe a imaginação de todos os participantes totalmente livre para a sugestão
de idéias relativas ao problema ou melhoria, sem que durante a exposição delas
haja qualquer censura, autocrítica, crítica ou análise das idéias, neste
momento o que vale é a quantidade de idéias e a rapidez delas construídas pelo
grupo, mesmo as que inicialmente algumas possam parecer absurdas.
O princípio válido é de quanto
maior a quantidade de idéias, maior igualmente será a chance de encontrar-se
idéias melhores, assim as idéias sofrem melhorias contínuas a partir de idéias
anteriores, mesmo uma idéia ruim, pode levar a uma idéia boa durante as
associações da reunião. Assim, entende-se que uma idéia tenda a levar a outra e
assim, sucessivamente.
É importante ainda nesta fase,
que todos ouçam com atenção as idéias dos outros, o permite que não haja
repetição idêntica de idéias, mas sim novas idéias ou a associação livre de uma
idéia à outra, ou seja, que uma idéia já existente traga outra como
complemento. Dado a esta avalanche de pensamentos que geram uma grande reflexão
e um alto número de idéias, é de que esta ferramenta também seja chamada de
tempestade de idéias ou de tempestade cerebral.
Cada idéia é sugerida por vez,
assim, cada participante levanta normalmente levanta a sua mão para expor sua
idéia.
A fase de avaliação consiste na
etapa na qual é realizado pelo o julgamento das idéias levantadas na fase de
criatividade da reunião de brainstorming, ao oposto da primeira fase, nesta
fase é realizada uma análise crítica sobre a viabilidade de cada idéia
apresentada de modo que de que apenas as viáveis permaneçam.
Nesta fase as idéias aprovadas
como viáveis são organizadas por ordem de qualidade e destas selecionadas as
dentre cinco e dez melhores idéias para solução do problema ou implantação da
melhoria.
Esta técnica requer que haja a
presença de um coordenador que ocupa uma posição central na sala para presidir
a reunião e para instruir os participantes sobre a metodologia e os princípios
da técnica, bem como, para apresentar verbalmente em detalhes a eles o problema
ou a necessidade de melhoria usando em conjunto preferencialmente um quadro
branco onde escreva, um data-show com slide ou um material escrito.
Cabe ao coordenador ainda
cronometrar o tempo de duração da reunião e de suas fases, assim como liderar
cada uma delas. A duração da reunião de brainstorming deve ter entre 30 minutos
e no máximo 1 hora sob pena de ficar muito cansativa e isto com certeza
prejudicará as sugestões das mesmas.
O coordenador conta ainda com a
ajuda de observadores em torno de um para cada três participantes preferencialmente,
que também não podem se manifestar e se limitam apenas a anotar as idéias
sugeridas pelos participantes.
O resultado final da reunião de
brainstorming é o surgimento de um grande número de idéias viáveis para a
solução de um problema ou para a realização de uma melhoria e um forte
aprendizado aos participantes.
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