Quando se ministra um treinamento, falar em público é o básico, pois, você precisa bem mais que isto, precisa ainda além de falar, falar bem e de um modo que o público ouça e entenda bem tudo o que for por você exposto.
Ministrar treinamentos é uma das tarefas de RH, ligadas ao Subsistema de Recursos Humanos de Treinamento e Desenvolvimento, o T&D, mas que também é exercida por instrutores de outros Subsistemas de RH como Segurança e Medicina do Trabalho, por exemplo, e também por instrutores de outras áreas da empresa como a área da Qualidade e de Produção.
Eu Ministrando um Treinamento |
Nesta postagem vamos nos focar em como Ministrar um Treinamento, requisito este de fundamental domínio pleno pela área de T&D, seja para ministrar treinamentos, seja para desenvolver ou selecionar bons instrutores.
Vamos às necessidades que você deve suprir para ser um bom instrutor de treinamentos:
Vontade: você primeiramente precisa ter o desejo de ministrar um treinamento, de nada adianta ter capacidades se o fizer sem vontade, na prática quem não percebeu um professor que não dava aula bem, ao passo, que outro dava uma aula espetacular na mesma matéria, o que muda em ambos é o requisito vontade de ensinar;
Comprometimento e Conhecimento Técnico: você precisa estar comprometido com o processo, para isto precisa ter conhecimento técnico profundo do conteúdo que abordará e ainda assim recomendo aprofundar ainda mais o mesmo com leituras e pesquisas. A vivência prática é fundamental, de nada adianta ser apenas teórico, pois, os alunos tem interesse em exemplos práticos do dia a dia também, além do mais você não pode ter um discurso (teórico) que não feche com a sua prática (experiência profissional no tema). Porém, isto não significa que você somente possa dar aulas de temas nos quais praticou, desde que saiba como funciona a prática com segurança a partir de análise de casos da mesma e que isto não seja uma exceção, ou seja, que você tenha prática nos demais conteúdos do assunto;
Preparo Constante: por mais que domine um conteúdo, por mais treinamentos que tenhas ministrado nomes, você precisa estar sempre o aprimorando, você precisa dominá-lo ao ponto de ter segurança sobre ele quando ensinar, inclusive, quando questionado por alunos;
Capacidade de Concentração: você precisa ter capacidade de concentração, ou seja, tanto para pesquisar e entender conteúdos para ensinar, como para com a dinâmica da turma, pois, existirão situações em que você precisará ensinar um público onde exista ainda que uma minoria que atrapalhe com conversas paralelas;
Seja paciente: consigo mesmo e com os alunos, alguns terão mais dificuldades de aprendizado que outros, outros mais interesse que outros, enfim, as turmas tendem a ter pessoas diferentes e você precisará lidar bem com todas elas;
Planeje com antecedência: faça previamente um roteiro de apresentação dos conteúdos por ligação entre eles e graus de dificuldade, evoluindo sempre que possível do mais fácil para o mais difícil;
Administre o tempo: você precisa ter pleno controle do tempo necessário para a aula, não pode reduzir nem aumentar o mesmo em demasia, não hesite em acompanhar discretamente o relógio;
Seja seguro, mas humilde: por mais que você que tenha estudado o conteúdo, sempre poderá existir a possibilidade de que um aluno tenha dúvida inusitada que você excepcionalmente não saiba como responder no momento, diga ele então que vai pesquisar a dúvida e lhe traga a resposta o mais breve possível. Se for no último dia de treinamento, envie por e-mail ou telefone a ele. Para reduzir este risco, é vital se preparar exaustivamente para ministrar um treinamento, principalmente treinamentos de legislação;
Domine diversas didáticas: você deve dominar todas as técnicas, seja de uma aula expositiva, de estudos de casos, dinâmicas de grupos, debates, filmes discutidos, entre diversas outras;
Domine os recursos, mas não deixe eles dominarem você: além de saber usar o quadro branco e o flip shart, você deve dominar principalmente o uso do data-show e do Windows e Power point com profundidade. Jamais dependa exclusivamente de tecnologias, o bom instrutor dará aula, mesmo que o data show estrague antes ou durante a apresentação, pois, ele usa a tecnologia para facilitar a exposição, mas não para depender dela. O Bom instrutor está preparado tecnicamente para adaptar e usar outros recurso, ou mesmo dar uma aula expositiva sem o data show, pois, domina com profundidade o conteúdo;
Tenha habilidades de comunicação e supere as barreiras dela: você precisa ser claro em suas explicações e vencer todos os obstáculos comunicativos que naturalmente surgem. Sugiro ao leitor complementar esta leitura lendo a postagem sobre "como funciona o processo de comunicação" aqui postada anteriormente;
Prenda a atenção da turma: realize uma aula criativa, ligando sempre a teoria à prática ao explicar um tema, mescle os recursos, use além do data show, o quadro branco e dinâmicas de grupos, não se foque apenas num recurso. Use um tom de voz adequado, nem muito baixo, nem muito alto e que seja ouvido por todos. Esteja motivado, pois, somente assim poderá tentar disseminar a motivação entre os alunos. Jamais dê sinais de você mesmo acha o conteúdo complexo, difícil ou enfadonho, senão passará isto à turma e sua aula tenderá ser um fracasso, pois, a turma tende a seguir seus sinais;
Tenha sempre um plano B, se houver algum problema em relação ao conteúdo que você iria ministrar tenha outro conteúdo de reserva, se você trouxe um pen drive com material, lembre-se de ter um back-up salvo em CD ou um material impresso, enfim, você não pode cancelar uma aula pela simples falta de um plano B se algo der errado;
Tente ter um bom relacionamento interpessoal com seus alunos: quando se tem um bom relacionamento com os alunos, o instrutor possui maior poder de influência sobre eles para o aprendizado e para a disciplina em sala de aula. Tentar manter a disciplina aos gritos, sob ameaças de reprovação, ou sendo omisso à necessidade de buscá-la, entre outras atitudes, nada mais é do que absoluta falta de liderança do instrutor sobre a turma.
Elabore materiais para racionalizar o tempo: por exemplo apostilas ou slides para anotação dos alunos, isto evita com que fiquem copiando atrasando a exposição do instrutor e lhe desfocando a atenção, além disto facilitam o aprendizado, pois, permitem que o aluno revise posteriormente o material;
Adeque o Ensino às necessidades da turma: tenha em mente que os alunos tem diferentes níveis de inteligência e diferentes perfis de aprendizagem, uns aprendem mais lendo, outros ouvindo, uns fazendo, outros vendo e muitos numa combinação de tudo isto. Assim, você precisa ter uma didática flexível e conseguir a ensinar a todos superando tais diferenças, uma forma de reduzir a dificuldade de lidar com isto, é dar aulas mesclando recursos visuais, auditivos e práticos. Por exemplo, dê uma aula expositiva usando o data show (jamais lendo ele o que é um absurdo), use o mesmo apenas para ilustrar e com imagens, as palavras devem sair da sua mente, o data show no máximo deve lhe lembrar tópicos do assunto. Faça ainda uma dinâmica de grupo ligada ao conteúdo para o pessoal praticar e dê um estudo de caso para lerem. Isto tudo para treinamentos longos, em palestras não há tempo para tudo isto;
Cooperação dos Gestores: conquiste a compreensão destes, conscientizando-os sobre a importância dos treinamentos, facilitando a liberação dos subordinados, crie laços com eles e prepare um treinamento especial para eles;
Beba bastante água e esteja alimentado: é normal que o bom instrutor fale bastante no treinamento, assim, se deve ter de antemão uma garrafa de água e bebê-la com freqüência para lubrificar a garganta (usando um copo com discrição e jamais no bico) evitando a perda da qualidade da voz. Como em boa parte dos treinamentos ficamos em pé, você precisa ainda estar alimentado (refeição leve), pois, haverá um desgaste físico, alguns treinamentos que ministrei já fiquei mais três horas seguidas em pé.
Tenha uma postura adequada: jamais use gírias ou palavras de baixo calão mesmo que o público seja receptivo, seja educado e alegre, mas não exagere nas brincadeiras, use roupas discretas e não se escore em paredes ou coloque mãos permanentemente no bolsos. Olhe para o público e não apenas para uma pessoa ou para baixo. Dê espaço para perguntas e seja atencioso e prestativo para elas.
Tenha uma postura adequada: jamais use gírias ou palavras de baixo calão mesmo que o público seja receptivo, seja educado e alegre, mas não exagere nas brincadeiras, use roupas discretas e não se escore em paredes ou coloque mãos permanentemente no bolsos. Olhe para o público e não apenas para uma pessoa ou para baixo. Dê espaço para perguntas e seja atencioso e prestativo para elas.
Devemos ainda ter em mente que o treinamento de adultos é totalmente diferente do treinamento para crianças, pois, os adultos buscam uma aplicação imediata do aprendizado, são mais críticos e tem expectativas e exigências mais rígidas e elevadas, é a chamada Andragogia, ou seja, a ciência de como ensinar alunos adultos a aprender. Lembre-se que em treinamentos empresariais seu público será sempre de adultos.
Muito objetiva e proveitosa essa matéria.
ResponderExcluirParabéns!
Muito obrigado, sejas sempre bem vindo e fiques a vontade para trocarmos idéias e experiências.
ExcluirParabéns!!! Conteúdo perfeito!!!
ResponderExcluirFico contente em tê-lo como leitor, obrigado pela postagem, e fiques a vontade para trocarmos idéias e experiências.
ExcluirProfessor,
ResponderExcluirSou técnico em segurança do trabalho e estou ministrando todos os treinamentos em minha empresa sobre a área do sistema de gestão integrado. Queria saber se tem algum curso para didática em treinamentos. Tenho boa didática, mas quero melhorar cada dia mais.
At..Júnior Barreto
Prezado Leitor Junior,
ResponderExcluirPrimeiramente obrigado por participar e parabéns pela sua admirável conduta de melhoria contínua, o bom instrutor é aquele que busca sempre se aprimorar, por melhor que você esteja, sempre poderá melhorar mais. Os cursos de aperfeiçamento didático que você busca variam de instituições de região para região, contudo, te indico a ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos do seu estado e nos cursos de extensão de Universidades ou Faculdades de sua Região, normalmente aqueles que possuem cursos superiores em Recursos Humanos, Administração ou Pedagogia possuem cursos de extensão para isto. Outra dica importante é ir sendo autodidata como você vem sendo e ir pesquisando por conta própria, seja pela leitura de sites na internet, seja pela leitura de livros e aí te aproveito para te indicar o livro “Manual de Treinamento e Desenvolvimento, Autor Gustavo G. Boog, Editora: Prentice Hall Brasil”, é um livro bem focado em tudo sobre treinamentos, te oriento ainda a ler diferentes livros de Recursos Humanos e de Pedagogia e deles extrair apenas a parte que se referem a Treinamentos e Aprendizagens, não precisas ler o livro todo, mas fazer uma junção das teorias, na prática muito fiz assim e vejo um maior aprendizado até mesmo do que em cursos, qualquer dúvida adicional me contate, postei hoje aqui uma técnica de treinamento chamada Teal – Treinamento Experiencial ao Ar Livre, creio que possa lhe ajudar neste avanço do seu conhecimento, futuramente postarei outras, um grande abraço e muito sucesso profissional!
Muito bom o conteúdo, realmente atendeu minhas duvidas e expectativas, parabens.
ResponderExcluirPrezado Leitor, muito obrigado, volte sempre, sua participação é sempre bem vinda e importante, abraço!
ResponderExcluirParabéns pelas explicações.
ResponderExcluirGosto muito desse seguimento, mas estou começando agora e ficaria feliz se pudesse me informar desde o começo os passos que devo dar inclusive faculdade.
Obrigado por tudo
Sérgio Alves
Boa Noite Sergio, obrigado pelos elogios, á área de Treinamento, atualmente, vem sendo chamada de Capacitação é um subsistema de RH, portanto, não existe uma faculdade específica apenas nela, assim, o curso que aborda também este subsistema, como outros de RH é o curso superior de tecnologia em recursos humanos. Apesar de você nesta formação precisar estudar todos os demais subsistemas, isto lhe permitirá ter uma visão geral da área e não apenas do subsistema de capacitação, assim, saberás o que uma repercute na outra e como lidar com isto. Os cursos superiores de Pedagogia também tem relação com a capacitação, porém, estão mais voltados ao ensino em escolas, no seu caso que estás começando o ideal é começares pelo curso tecnológico. Com o grande avanço da EAD, você pode fazer este curso tecnológico com custos reduzidos se selecionar bem a faculdade com bastante qualidade, mas o curso também é oferecido na modalidade presencial com um custo maior. Outra dica é ires lendo bastante, aqui no blog tem outras postagem de treinamento, tais como TEAL, Dinâmicas de Grupos, Pedagogia, que podes ler complementarmente por favor. De nada, abraços! Prof. Juliano.
ExcluirBoa tarde...sou formada em Recursos Humanos e preciso de uma orientação: como eu faço para me tornar uma instrutora de treinamento? Por onde começo? Onde posso buscar ajuda? Sou fascinada por T&D
ResponderExcluirBoa Tarde Cris, realmente o subsistema de T&D está entre os mais fascinantes da área de RH, no entanto, atuar exclusivamente como instrutor de capacitações não é algo comum, pois, a maioria dos profissionais que ministram treinamentos atuam paralelo com as demais atribuições deste subsistema (diagnósticos de necessidades de treinamento, organização de treinamentos, avaliações de treinamentos, desenvolvimento, etc), ocupando os cargos de Analista de T&D em empresas maiores, nas empresas médias e menores, e mesmo em algumas grandes, estes profissionais ocupam os cargos Analistas de RH e normalmente realizam estas atividades que te citei somente, ou acumulam estas com outras de outros subsistemas de RH (recrutamento, seleção, avaliação de desempenho, etc). Enfim tudo depende da política de RH de cada empresa, mesmo naquelas em que se contrate alguém exclusivamente como Instrutor de Treinamento, se requer um profissional com experiência profunda em todas as atividades de T&D e além disto, em diversas áreas de empresa, principalmente na Comercial (para isto você não necessariamente precisa ter experiência em vendas, mas ter uma experiência em RH tão profunda que lhe permita aprender vendas e casar com o que sabe de RH em termos comportamentais para realizar os treinamentos). A formação inicial você já tem, neste momento te aconselho a buscares a formação continuada em cursos de RH focados na área de Capacitação e Desenvolvimento, como instituições mais confiáveis te indico a ABRH-Associação Brasileira de Recursos Humanos do seu estado e os cursos de extensão de universidades da sua região, os cursos precisam ter como foco profissionais experientes, o que permite um currículo mais forte do que o apresentando a estudantes, neste você deve se encaixar, pois, as dúvidas iniciais você já deve ir suprindo com leituras gerais intensas na internet e em livro como por exemplo o Manual de Treinamento e Desenvolvimento do Gustavo Boog, mas leia de outros autores também em livros de RH, mesmo se focando mais no capítulo que trata de Treinamento. Estes livros você encontra nas bibliotecas das universidades, não precisando adquiri-lo, mas lê-los e digeri-los, pois, o livro não deve ser fonte de consulta, mas de sabedoria constante, ou seja, uma vez lido vc precisa saber e lembrar. É importante ainda ler sobre os recursos de T&D e suas tecnologias, saber usar o Data-Show e o Power point, além de técnicas do quadro branco, etc. As tecnologias vc aprende nos cursos básicos de TI. Se nunca ministrou um treinamento, é hora de começar, se proponha a ministrar palestras voluntárias em ONGS, prefeituras e escolas técnicas, eu particularmente comecei na ONG Parceiros Voluntários. Comece por palestras e vás se aprofundando do mais fácil para o mais difícil, depois delas vem os cursos e até chegar à professora, se esta for sua meta. Deves optar por temas que vc domine, mas nada impede de estudar e se preparar para outros. Eu particularmente creio que a teoria apenas serve de dica, pois, cabe a você colocá-la em prática, em certas vezes precisei ler um assunto para somente depois ensinar, o importante é que vc domine e consiga trazer exemplos práticos que podem ser obtidos por leituras. Por fim, peço que leias sobre as técnicas de treinamento e as postagens que já fiz aqui, como Como Funciona o Processo de Comunicação, Técnicas de treinamento TEAL – Treinamento Experiencial ao Ar Livre, Como Realizar uma Dinâmica de Grupo para Treinamento, O Ensino a Distância, Coaching, Ferramentas de Gestão: Brainstorming, Educação Corporativa, Avaliação de Desempenho e Potencial, entre outras. Atenciosamente, Prof. Juliano.
ExcluirBom dia Juliano, estou iniciando na faculdade de administração agora, tenho uma experiencia pratica e te´rica na educação informal, aquela educação buscada fora da sala de aula, identifiquei um bom treinamento que gostaria de fazer, porém fico um pouco inseguro por não ser formado ainda. Na sua opinião a educação formal (faculdade) é um fator determinante para eu poder ministrar um treinamento comportamental?
ResponderExcluirPrezado Victor, Boa Noite, desculpe a demora, pois, eu estava envolvido com diversos trabalhos, em relação sua pergunta, para ministrar treinamentos a educação formal ajuda, mas não impede, o que conta é que você domine e bem o tema no qual se propõe a ministrar o treinamento e que saibas falar bem em público. Para isto, ponha em prática o seu projeto que tende a dar a certo, quanto mais ministrar treinamentos, melhor você ficará neste processo, então mãos a obra. Cordialmente! Prof. Juliano.
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